ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Metodologias de ensino e práticas educativas |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Francisco Gomes do Carmo Neto |
Orientador | JOSE HENRIQUE SCHOEREDER |
Outros membros | Mayara Moledo Picanço, Natália Benevenuto Lopes |
Título | Ecoperfil - Um jeito divertido de aprender biologia |
Resumo | Métodos lúdicos, como uso de jogos e brincadeiras, são relativamente comuns e podem auxiliar efetivamente o professor no ensino e o aluno na aprendizagem, além de terem o potencial de serem utilizados como passatempo ou por divertimento por quem quer que seja. Tendo isso em mente, o Ecoperfil foi desenvolvido por alunos do curso de Ciências Biológicas como um projeto da disciplina BIO 334 - Ecologia de Populações, ministrada pelo professor José Henrique Schoereder, para ser utilizado como material complementar em aulas de ecologia, botânica, zoologia e microbiologia. Sendo uma das preocupações dos desenvolvedores a simplicidade das regras, para não tornar o jogo inacessível a crianças, por exemplo, o jogo possui 40 cartas, cada uma com uma identidade (p. ex. um animal específico, uma planta, um microrganismo ou uma relação ecológica) e 10 dicas para se chegar à identidade. As dicas se tratam de informações acerca do organismo, com níveis de dificuldade distintos pra cada um. Em cada rodada, um dos participantes é o leitor, que retira uma carta aleatoriamente do monte, enquanto os outros jogadores tentam, um de cada vez, descobrir a identidade da carta da rodada retirada pelo leitor. O número de casas andadas no tabuleiro pelos participantes é referente ao número de dicas utilizadas para se chegar à identidade da carta da rodada. Quanto menos dicas utilizadas, mais o jogador que está tentando descobrir a identidade da carta, anda. Quanto mais dicas ele utilizar, mais casas andará quem está lendo as dicas. Vence quem chegar ao fim do tabuleiro primeiro. O jogo foi desenvolvido com diferentes níveis de dificuldade de modo a torná-lo acessível a alunos do ensino fundamental, que iniciam os estudos em Ciências, como por alunos de graduação, em Ciências Biológicas e áreas afins, abrangendo interessados pelo assunto de todas as idades. Depois de passar por revisões e correções por professores do curso de Ciências Biológicas, o produto foi entregue ao PET-Biologia UFV e será utilizado pelo grupo em seu projeto de aulas práticas com alunos de ensino médio na Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias Andrade, em Cajuri-MG. Além disso, professores já demonstraram interesse em utilizar o jogo como material complementar e até mesmo avaliativo em disciplinas de ecologia. A intenção é divulgar o jogo para toda a comunidade acadêmica, para que acréscimos, correções e sugestões possam ser feitos, bem como possíveis parcerias para a utilização do jogo em alguma atividade lúdica ou educativa. |
Palavras-chave | biologia, ecologia, jogo |
Forma de apresentação..... | Painel |