Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5588

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Francisco Gomes do Carmo Neto
Orientador JOSE HENRIQUE SCHOEREDER
Outros membros Mayara Moledo Picanço, Natália Benevenuto Lopes
Título Ecoperfil - Um jeito divertido de aprender biologia
Resumo Métodos lúdicos, como uso de jogos e brincadeiras, são relativamente comuns e podem auxiliar efetivamente o professor no ensino e o aluno na aprendizagem, além de terem o potencial de serem utilizados como passatempo ou por divertimento por quem quer que seja.
Tendo isso em mente, o Ecoperfil foi desenvolvido por alunos do curso de Ciências Biológicas como um projeto da disciplina BIO 334 - Ecologia de Populações, ministrada pelo professor José Henrique Schoereder, para ser utilizado como material complementar em aulas de ecologia, botânica, zoologia e microbiologia.
Sendo uma das preocupações dos desenvolvedores a simplicidade das regras, para não tornar o jogo inacessível a crianças, por exemplo, o jogo possui 40 cartas, cada uma com uma identidade (p. ex. um animal específico, uma planta, um microrganismo ou uma relação ecológica) e 10 dicas para se chegar à identidade. As dicas se tratam de informações acerca do organismo, com níveis de dificuldade distintos pra cada um. Em cada rodada, um dos participantes é o leitor, que retira uma carta aleatoriamente do monte, enquanto os outros jogadores tentam, um de cada vez, descobrir a identidade da carta da rodada retirada pelo leitor. O número de casas andadas no tabuleiro pelos participantes é referente ao número de dicas utilizadas para se chegar à identidade da carta da rodada. Quanto menos dicas utilizadas, mais o jogador que está tentando descobrir a identidade da carta, anda. Quanto mais dicas ele utilizar, mais casas andará quem está lendo as dicas. Vence quem chegar ao fim do tabuleiro primeiro.
O jogo foi desenvolvido com diferentes níveis de dificuldade de modo a torná-lo acessível a alunos do ensino fundamental, que iniciam os estudos em Ciências, como por alunos de graduação, em Ciências Biológicas e áreas afins, abrangendo interessados pelo assunto de todas as idades.
Depois de passar por revisões e correções por professores do curso de Ciências Biológicas, o produto foi entregue ao PET-Biologia UFV e será utilizado pelo grupo em seu projeto de aulas práticas com alunos de ensino médio na Escola Estadual Capitão Arnaldo Dias Andrade, em Cajuri-MG. Além disso, professores já demonstraram interesse em utilizar o jogo como material complementar e até mesmo avaliativo em disciplinas de ecologia.
A intenção é divulgar o jogo para toda a comunidade acadêmica, para que acréscimos, correções e sugestões possam ser feitos, bem como possíveis parcerias para a utilização do jogo em alguma atividade lúdica ou educativa.
Palavras-chave biologia, ecologia, jogo
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,69 segundos.