Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5585

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, política e movimentos sociais
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor William Barbosa Valadão
Orientador CRISTIANE APARECIDA BAQUIM
Outros membros Jéssica Lorraine Valadão Idino, MARIA DAS GRACAS SOARES FLORESTA, MARLI SANTANA PINTO COELHO
Título Programa de Apoio aos Dirigentes Municiapis de Educação - PRADIME
Resumo O Programa de Apoio aos Dirigentes Municipais de Educação - Pradime é uma iniciativa do Ministério da Educação – MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Básica – SEB, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior – IFES. Tal programa visa dar suporte aos dirigentes municipais na missão de administrar os sistemas municipais de educação. O objetivo do PRADIME é oferecer apoio técnico, espaço para troca de experiências e formação por meio de cursos de Aperfeiçoamento (Extensão), integrando as ações disponíveis para o fortalecimento da gestão dos dirigentes municipais de educação, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social nos municípios brasileiros e para a superação das desigualdades sociais em nosso país. Na UFV, o Curso de Extensão do PRADIME teve início em janeiro de 2014 e foi oferecido aos dirigentes e equipe técnica das secretarias municipais de educação de diferentes cidades de Minas Gerais. O curso teve carga horária de 170 horas, e foi organizado na modalidade de ensino à distância – EAD. Sua estrutura contemplou encontros presenciais e a utilização de recursos tecnológicos que viabilizaram a participação, a integração e a formação dos participantes, por meio da mediação de professores e tutores. Esse modelo de execução possibilitou aos cursistas serem qualificados no próprio espaço de trabalho, minimizando as dificuldades ocasionadas pelas diferenças econômicas, sociais e geográficas, e oferecendo a cada participante a possibilidade de pensar soluções a partir de sua própria realidade. Para isso, o curso adotou estratégias para produção de conhecimentos e para a formação que levaram em conta a aplicabilidade dos conteúdos nas atividades cotidianas do dirigente e da equipe técnica da secretaria municipal de educação. A metodologia adotada considerou as linguagens e especificidades da EaD, bem como suas formas de interatividade e dialogicidade. O processo avaliativo foi composto por procedimentos de auto-avaliação e de avaliação pelos professores, com base na qualidade dos trabalhos desenvolvidos em cada sala ambiente, na participação e na interação durante o curso. As ações do PRADIME possibilitaram aos cursistas o acesso aos conteúdos e aos instrumentos de gestão do sistema/rede municipal de educação, bem como sua aplicabilidade nos municípios, levando em cosideração a transparência, o trabalho coletivo e a participação da comunidade nas decisões. Tais resultados nos permite concluir que o curso habilitou os dirigentes municipais e a equipe técnica do quadro de Secretarias Municipais de Educação de Minas Gerais para atuação na área de gestão educacional dos sistemas de ensino. Tal formação pode contribuir para o fortalecimento e a qualidade da gestão, com vistas à implementação da política educacional no município, à garantir o direito de aprender de todos e ao desenvolvimento de uma Educação Básica com qualidade social.
Palavras-chave Gestão Municial da Educação, Formação de gestores, Educação básica
Forma de apresentação..... Painel
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