Resumo |
Os objetos de estudo da Biologia, mesmo os mais presentes no cotidiano, por serem abstratos, muitas vezes apresentam difícil compreensão por parte dos alunos. No Brasil, em função da precariedade do sistema educacional associada às demandas superficiais de muitos exames de seleção, a formação biológica dos indivíduos tem se restringido ao nível funcional, conforme teorizado por Myriam Krasilchik. Isso quer dizer que grande parte do material instrucional de Biologia que tem sido usado no país tem deixado de lado a concepção da consciência biológica do indivíduo. Num contexto em que as novas tecnologias estão se tornando cada vez mais acessíveis e práticas, pretendeu-se utilizar da liberdade do espaço acadêmico no que diz respeito à teorização e criação de métodos de ensino (e, nesse aspecto, o CAp-COLUNI se encontra privilegiado, por se tratar de um colégio de aplicação) para desenvolver uma ferramenta digital de ensino de Biologia. O Biologia em Movimento, como foi chamado o projeto, procurou abordar a princípio os principais conteúdos das Ciências Biológicas do Ensino Médio, de modo a não só atender às necessidades dos alunos de preparação para os processos seletivos, mas buscando contribuir para a formação de sua consciência biológica. Ao longo do processo de desenvolvimento, preferiu-se dar mais atenção a alguns temas que costumam render mais dificuldades e que, em contrapartida, se tornam facilitados quando visualizados de maneira animada e interativa. A ferramenta foi desenvolvida no Adobe Flash Professional CC, através da articulação de arquivos swf a um arquivo principal. Além disso, o Adobe Photoshop CC foi usado na criação de estruturas visuais mais complexas. A princípio, pensava-se em armazenar e distribuir o Biologia em Movimento através da gravação de CDs e DVDs. Percebeu-se, porém, que essas mídias estão se tornando obsoletas, e que muitos dos computadores portáteis mais novos sequer apresentam drivers para sua leitura. Considerando-se que o público alvo da ferramenta é formado majoritariamente por estudantes, muito dos quais utilizam os portáteis, optou-se pela hospedagem do Biologia em Movimento na rede de Internet, sendo a distribuição gratuita. Concluiu-se que, apesar do constante esforço da nova geração em integrar as novas tecnologias ao cotidiano, inclusive ao ensino, poucos são os materiais didáticos e interativos disponíveis que exploram os temas da Biologia do Ensino Médio com qualidade. Talvez isso se deva à falta de pessoas comprometidas e habilitadas a o fazer e à complexidade dos fenômenos biológicos. Com o Biologia em Movimento, acredita-se mostrar ser possível a incorporação da Biologia do Ensino Médio aos novos meios de comunicação, incentivando tal processo. Além disso, espera-se que a ferramenta possa levar à formação da consciência biológica dos alunos, em um ensino a nível multifuncional. |