Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5579

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria de Fátima dos Santos
Orientador PATRICIA MURATORI DE LIMA E SILVA NEGRAO
Outros membros EMILIANA MARIA DINIZ MARQUES, MAÍSA MAIA BARBOSA DOS SANTOS
Título Outras janelas para o mundo – A leitura e a escrita como arte e como prática libertadora
Resumo O Projeto de extensão universitária “Outras janelas para o mundo - A leitura e a escrita como arte e como prática libertadora” foi desenvolvido na Associação Comunitária Padre Geraldo Paiva, em Viçosa, MG. Nessa Associação, as crianças e adolescentes recebem não apenas um abrigo, mas também assistências de vários níveis, como psicológica e pedagógica; entre elas estão as atividades de informática, música, reforço escolar, esporte e lazer. No meio do ano foi necessário mudar o Projeto da ACPGP para a “Casa de Acolhimento Esperança do Amanhecer”, coordenada pelo CIACA, por isso o grupo e as condições de trabalho do Projeto foram alterados. Nosso Projeto buscou intervir positivamente, desenvolvendo nas crianças/jovens o gosto pela leitura e pela produção criativa de textos, trabalhando a habilidade de compreensão e de interpretação a fim de que se possa reconhecer o poder da palavra. Por isso, o trabalho teve a função de desenvolver uma maior autonomia na capacidade de comunicação e de expressão dos jovens a fim de se garantir uma postura crítica e transformadora diante do conhecimento para uma aprendizagem efetiva e significativa como instrumento de formação humanística e crítica, de intervenção social e, consequentemente, de melhoria da qualidade de vida de toda a sociedade. Nesse sentido, o presente Projeto ofereceu oficinas de leitura, de interpretação e de compreensão textual, oficinas de teatro, oficinas de produção criativa de textos e debates. Foram criados espaços e momentos nos quais as crianças, os jovens, suas famílias e os membros participantes do Projeto puderam debater temas voltados para a cidadania, expor suas dúvidas e dificuldades, buscando, em conjunto, encontrar soluções e novos caminhos. Também foi oferecido pelo Projeto apoio pedagógico para o trabalho de reforço escolar, já realizado na casa para as crianças/adolescentes. O projeto foi estruturado em três eixos, a saber: Apresentação do Projeto e fase diagnóstica; Replanejamento das atividades e dos recursos a serem utilizados; e Oficinas, contato com a comunidade, prestação de serviços e exposição de trabalhos. Desde o início do Projeto, percebeu-se a crescente participação e interesse dos envolvidos, além do desenvolvimento da reflexão e da capacidade crítica das crianças e jovens da associação. Também foi possível notar o despertar das crianças e dos adolescentes para a leitura, a criatividade, a capacidade artística, a habilidade na produção oral e escrita e o interesse desses jovens em participar de espaços de reflexão que os levou a adotarem uma postura crítica, a se perceberem como potenciais transformadores do seu meio social e como agentes de desenvolvimento individual e coletivo.
Palavras-chave Leitura,  Escrita,  Autonomia
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,67 segundos.