Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5568

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Artes cênicas, dança e teatro
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thatiane Christina Soares Alves
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Título PIBID em Movimento: Corpo, ação e palavra no Reino das Águas Claras
Resumo Este trabalho é referente a pesquisa em desenvolvimento no curso de graduação em Dança da UFV: “Reflexões sobre a experiência cênica Sítio do Pica-Pau Amarelo ‘No Reino das Águas Claras” no subprojeto de iniciação a docência em dança da UFV”.
Oriunda de minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de incentivo à formação de professores desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), coordenado e orientado pela professora Rosana Pimenta, no Departamento de Artes e Humanidades (DAH).
A experiência neste projeto como bolsista de Iniciação à Docência (ID) e atriz na montagem e encenação baseada no texto Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato articulada com a reflexão e organização do ensino de dança na escola em sua relação com as Artes Cênicas, me fez indagar como a peça encenada e toda sua preparação contribuiu para a minha atuação no subprojeto na relação com as crianças, na perspectiva da Arte-educação.
Assim, o objetivo do trabalho é primeiro identificar e analisar a compreensão dos envolvidos no que diz respeito a sua atuação na montagem, encenação, produção da peça no sentido de averiguar a importância da atividade docente, em outras palavras, sua efetividade no PIBID. Além disso, intenciono relatar e registrar a montagem, encenação e produção da peça O Sítio do Pica Pau Amarelo, pelos bolsistas ID do subprojeto PIBID Dança e ao final, produzir um DVD documentário.
De natureza qualitativa, apresenta como problemática a atuação dos bolsistas ID em decorrência de seu envolvimento com a montagem, encenação e produção da peça, de sua compreensão e percepção da experiência no subprojeto PIBID Dança. A pesquisa dedica-se a analisar as estratégias adotadas o que envolve as disciplinas de Atuação Teatral – DAN 170 e Desenho Teatral – DAN 172, seu entrelaçamento com o subprojeto e a montagem e encenação em pauta.
A principal referência teórica é o trabalho do Professor Desgranges (2003) por favorecer a reflexão sobre papel do educador e a formação de público. O autor aborda o tema sobre a pedagogia do espectador de maneira a me fazer vislumbrar a atuação na sala de aula, portanto a formação como docente. Por esse motivo, escolhi seus textos para fundamentar minha investigação.
Palavras-chave Dança, Iniciação à Docência, Teatro
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,76 segundos.