| ISSN | 2237-9045 | 
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| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
| Nível | Graduação | 
| Modalidade | Ensino | 
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais | 
| Área temática | Artes cênicas, dança e teatro | 
| Setor | Departamento de Artes e Humanidades | 
| Bolsa | PIBID | 
| Conclusão de bolsa | Não | 
| Primeiro autor | Thatiane Christina Soares Alves | 
| Orientador | ROSANA APARECIDA PIMENTA | 
| Título | PIBID em Movimento: Corpo, ação e palavra no Reino das Águas Claras | 
| Resumo | Este trabalho é referente a pesquisa em desenvolvimento no curso de graduação em Dança da UFV: “Reflexões sobre a experiência cênica Sítio do Pica-Pau Amarelo ‘No Reino das Águas Claras” no subprojeto de iniciação a docência em dança da UFV”. Oriunda de minha participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), de incentivo à formação de professores desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), coordenado e orientado pela professora Rosana Pimenta, no Departamento de Artes e Humanidades (DAH). A experiência neste projeto como bolsista de Iniciação à Docência (ID) e atriz na montagem e encenação baseada no texto Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato articulada com a reflexão e organização do ensino de dança na escola em sua relação com as Artes Cênicas, me fez indagar como a peça encenada e toda sua preparação contribuiu para a minha atuação no subprojeto na relação com as crianças, na perspectiva da Arte-educação. Assim, o objetivo do trabalho é primeiro identificar e analisar a compreensão dos envolvidos no que diz respeito a sua atuação na montagem, encenação, produção da peça no sentido de averiguar a importância da atividade docente, em outras palavras, sua efetividade no PIBID. Além disso, intenciono relatar e registrar a montagem, encenação e produção da peça O Sítio do Pica Pau Amarelo, pelos bolsistas ID do subprojeto PIBID Dança e ao final, produzir um DVD documentário. De natureza qualitativa, apresenta como problemática a atuação dos bolsistas ID em decorrência de seu envolvimento com a montagem, encenação e produção da peça, de sua compreensão e percepção da experiência no subprojeto PIBID Dança. A pesquisa dedica-se a analisar as estratégias adotadas o que envolve as disciplinas de Atuação Teatral – DAN 170 e Desenho Teatral – DAN 172, seu entrelaçamento com o subprojeto e a montagem e encenação em pauta. A principal referência teórica é o trabalho do Professor Desgranges (2003) por favorecer a reflexão sobre papel do educador e a formação de público. O autor aborda o tema sobre a pedagogia do espectador de maneira a me fazer vislumbrar a atuação na sala de aula, portanto a formação como docente. Por esse motivo, escolhi seus textos para fundamentar minha investigação.  | 
    
| Palavras-chave | Dança, Iniciação à Docência, Teatro | 
| Forma de apresentação..... | Oral |