Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5567

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Departamento de Letras
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Danúbia de Paula Oliveira
Orientador MONICA SANTOS DE SOUZA MELO
Título A midiatização do discurso religioso como estratégia de orientação política
Resumo Observa-se que, atualmente, um dos discursos mais afetados pelo processo de midiatização tem sido o religioso; as igrejas têm recorrido a diversas formas de comunicação para tentar ampliar seu espaço de atuação, que extrapola os templos e invade os lares dos fiéis. A partir desta pesquisa, que foi realizada com o financiamento da FAPEMIG, no período de março de 2015 a fevereiro de 2016, buscamos verificar como as igrejas se utilizaram da mídia para promover uma doutrinação não apenas religiosa, mas também política, no período que antecedeu as recentes eleições presidenciais 2014 no Brasil. Essa investigação se fez a partir do estudo de orientações políticas difundidas no espaço da mídia por religiosos que adquiriram estatuto de celebridades e de formadores de opinião: Pastor Silas Malafaia e Pastor Lucinho, representantes das igrejas evangélicas, Assembleia de Deus e Batista Lagoinha, respectivamente; Padre Fábio de Melo e Padre Joãozinho, representantes da Igreja Católica. Para isso, selecionamos como corpus de nossa pesquisa três vídeos, sendo um composto pelo pastor Lucinho, um pelo pastor Malafaia e o outro pelos padres. Os nossos dados foram capturados do youtube, onde os vídeos encontram-se disponíveis a todos os públicos. Posteriormente, fizemos a transcrição e análise dos dados, com ênfase na aplicação dos conceitos ligados à Análise do Discurso, aos modos de organização do discurso e à Teoria Semiolinguística propostos por Patrick Charaudeau, buscando, na sequência, interpretar, com base nos vídeos analisados, a posição da igreja sobre a participação dos cristãos na vida política, visando articular essa discussão com as considerações sobre religião e poder/estado. Tendo finalizado a pesquisa, observamos que tanto a Igreja Católica quanto as evangélicas que compõem a pesquisa, através do discurso dos representantes em questão, orientaram seus fieis e buscaram convencê-los a participarem da política, ressaltando que os cristãos devem ter participação na vida social e política, pedindo a atenção dos mesmos para os candidatos que pretendiam eleger, buscando, assim, conduzir os fiéis a formarem consciência política.
Palavras-chave Discurso Religioso Midiatizado, Discurso Político, Eleições Presidenciais 2014 no Brasil.
Forma de apresentação..... Painel
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