Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5566

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Renan da Silva Mendonça
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Bruno Ferreira Lopes
Título Efeitos da aprendizagem implícita e explícita na aquisição de habilidades técnicas do basquetebol em crianças iniciantes na modalidade
Resumo Toda atividade esportiva, independentemente do objetivo e da forma de prática, envolve sempre o desempenho de habilidades motoras e técnicas esportivas. Há poucos estudos que visaram analisar os efeitos da aprendizagem implícita e explícita na aquisição de habilidades técnicas, quando o processo de ensino envolve tanto aspectos motores quanto cognitivos (táticos). Tendo em vista que no esporte o treinamento técnico ocorre em maioria em conjunto com o tático, torna-se importante investigar esta questão de pesquisa. O objetivo do estudo foi verificar os efeitos da aprendizagem implícita e explícita na aquisição de habilidades técnicas no basquetebol (passe, arremesso e drible) em iniciantes na modalidade. A amostra foi composta por um total de 64 sujeitos, com idade média de 9,96 (±1,42) anos, divididos em três grupos: grupo implícito, grupo explícito e grupo controle. Com exceção do grupo controle, que participou somente das fases de teste, os outros dois grupos foram submetidos a 5 dias consecutivos de intervenção em períodos distintos, porém com conteúdos e estruturas semelhantes de treinamento. O grupo implícito realizou a aprendizagem das habilidades técnicas com base nos métodos implícitos de analogia e erroless, enquanto que o grupo explícito foi ensinado por meio do método explícito passo-a-passo. As variáveis dependentes analisadas foram o conhecimento declarativo e o desempenho das habilidades técnicas, as quais foram avaliadas em dois momentos distintos, pré e pós-teste. Os resultados demonstraram que somente na habilidade de passe (precisão) houve diferença significativa entre os grupos analisados, sendo que o Grupo Implícito obteve melhor desempenho (p<0,05) quando comparado ao Grupo Explícito e ao Grupo Controle. Já no teste de conhecimento declarativo, o Grupo Explícito demonstrou um número significativo maior de regras de movimento para todas as habilidades técnicas avaliadas, quando comparado com o Grupo Implícito (p<0,05) e o Grupo Controle (p<0,05). Assim, pode-se concluir que quando o ensino das habilidades técnicas no basquetebol para crianças ocorre em paralelo com o treinamento tático, tanto os métodos implícitos quanto explícitos são recomendados, com vantagem para a aprendizagem implícita no fundamento de passe. Por outro lado, a aprendizagem explícita leva a um maior acumulo de conhecimento declarativo.
Palavras-chave Aprendizagem implícita, aprendizagem explícita, basquetebol.
Forma de apresentação..... Painel
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