Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5563

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Isabela Berbert da Guia
Orientador THAIS ALMEIDA CARDOSO FERNANDEZ
Título Egressos de escolas públicas que cursam ciências biológicas na universidade federal de viçosa: capital social e afiliação
Resumo A dificuldade na continuidade dos estudos pelos estudantes de classes populares e, portanto, ingresso nas universidades, está associada às instituições escola e universidade, como favorecedoras da manutenção das classes sociais. No entanto, restringir essa discussão apenas à classe social não seria suficiente para explicar como indivíduos de mesma classe apresentam trajetórias escolares diferentes. Ao analisar o perfil de estudantes universitários percebe-se uma parcela proveniente de classes populares que ingressa e permanece no Ensino Superior. Este trabalho buscou caracterizar os estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, e conhecer o perfil socioeconômico dos egressos de escolas públicas. Os cursos de Ciências Biológicas na UFV se apresentam na modalidade ABI (Área Básica de Ingresso) que permite a opção entre Licenciatura e Bacharelado, e é integral; e na modalidade Licenciatura, noturno. Neste contexto, a indagação que orientou esse trabalho foi: Como os estudantes de classes sociais menos favorecidas conseguem prolongar sua vida escolar, chegando até a universidade, e permanecem nela mesmo com todas as dificuldades do percurso? Assim, buscou-se compreender como o capital social favoreceu o ingresso de estudantes provenientes de escolas públicas nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa; e como se deu o processo de afiliação à vida universitária, que permitiu que estes estudantes permanecessem na universidade. Para tal, foi realizado um estudo de caso dos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, egressos de escolas públicas, por meio de análise de banco de dados socioeconômico da universidade; e entrevistas do tipo história de vida, realizadas com cinco estudantes. O trabalho parte de uma caracterização socioeconômica dos estudantes da rede pública que ingressaram nestes cursos no período de 2009 a 2013. A segunda parte do trabalho trata-se de uma análise da trajetória escolar, buscando identificar o que favoreceu o ingresso na universidade e a permanência nesta. Ao comparar-se o perfil dos estudantes dos cursos de Ciências Biológicas da UFV constatou-se uma predominância de estudantes egressos da rede pública no curso noturno; e no curso integral, da rede privada. Com relação ao curso ABI, os estudantes do curso noturno apresentaram renda média familiar menor e pais com menor escolaridade. Em ambos os cursos a maioria dos estudantes egressos de escolas públicas é originário do Estado de Minas Gerais. O acesso de estudantes egressos de escolas públicas de Viçosa aos cursos de Ciências Biológicas da UFV se deu por meio do apoio de pais e professores, capital social, promovendo um aporte de capital escolar, e da relação estabelecida pelos estudantes com o saber e a escola. A permanência e o processo de afiliação à vida universitária foram mediados pelas relações sociais com colegas e professores e pela relação com o saber estabelecida por estes estudantes.
Palavras-chave Capital social, classes populares, acesso ao ensino superior
Forma de apresentação..... Painel
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