| ISSN | 2237-9045 | 
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa | 
| Nível | Graduação | 
| Modalidade | Ensino | 
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde | 
| Área temática | Educação e formação universitária | 
| Setor | Departamento de Educação Física | 
| Bolsa | PIBID | 
| Conclusão de bolsa | Não | 
| Apoio financeiro | CAPES | 
| Primeiro autor | Patrícia da Silva Ribeiro | 
| Orientador | JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO | 
| Outros membros | Adriane Pinheiro Tiradentes, Igor Viana Nery de Siqueira | 
| Título | A temática indígena na educação escolar. | 
| Resumo | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre importância em se trabalhar a temática indígena na educação escolar brasileira uma vez que essa cultura e suas manifestações são produções construídas ao longo da história e estão presentes em nossa sociedade e é de responsabilidade da escola transmitir, ressignificar e construir a experiência humana considerada cultura. No contexto brasileiro, identificamos culturas diversificadas que chegam até a escola por meio do currículo e das experiências dos sujeitos que circulam pelo espaço escolar. Assim, práticas pedagógicas e curriculares que consideram a diversidade cultural devem ser inseridas no ambiente escolar de modo a garantir que os (as) educandos (as) acessem o patrimônio cultural produzido ao longo da história. No Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010 existem cerca de 896 mil indígenas e estes estão distribuídos em 305 povos que falam mais de 274 línguas. Considerando as diversidades desses povos e a importância que têm na construção da sociedade brasileira foi criada a Lei 11.645/08 que altera a LDB/1996 estabelecendo as diretrizes curriculares nacionais para um ensino de história e cultura indígena na perspectiva de construir uma educação para as relações étnico-raciais. Essa temática incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira explicitando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. O embasamento teórico para justificar a obrigatoriedade e importância em se trabalhar à temática indígena se deu através da leitura da lei 11.645/08, do Caderno Temático da Secadi Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola e grupos de estudo entre os (as) bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) Educação Física/UFV para o debate sobre o tema. Percebemos a importância de trabalhar a temática cultural indígena na educação básica uma vez que possibilita a pluralidade cultural no ensino escolar, educa para as diferenças e proporciona uma riqueza de conhecimentos que muitas vezes são esquecidas e apagadas do currículo escolar. | 
| Palavras-chave | Cultura Indígena, Currículo Escolar, Educação Escolar. | 
| Forma de apresentação..... | Oral, Painel |