Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5560

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Patrícia da Silva Ribeiro
Orientador JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO
Outros membros Adriane Pinheiro Tiradentes, Igor Viana Nery de Siqueira
Título A temática indígena na educação escolar.
Resumo O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre importância em se trabalhar a temática indígena na educação escolar brasileira uma vez que essa cultura e suas manifestações são produções construídas ao longo da história e estão presentes em nossa sociedade e é de responsabilidade da escola transmitir, ressignificar e construir a experiência humana considerada cultura. No contexto brasileiro, identificamos culturas diversificadas que chegam até a escola por meio do currículo e das experiências dos sujeitos que circulam pelo espaço escolar. Assim, práticas pedagógicas e curriculares que consideram a diversidade cultural devem ser inseridas no ambiente escolar de modo a garantir que os (as) educandos (as) acessem o patrimônio cultural produzido ao longo da história. No Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010 existem cerca de 896 mil indígenas e estes estão distribuídos em 305 povos que falam mais de 274 línguas. Considerando as diversidades desses povos e a importância que têm na construção da sociedade brasileira foi criada a Lei 11.645/08 que altera a LDB/1996 estabelecendo as diretrizes curriculares nacionais para um ensino de história e cultura indígena na perspectiva de construir uma educação para as relações étnico-raciais. Essa temática incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira explicitando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. O embasamento teórico para justificar a obrigatoriedade e importância em se trabalhar à temática indígena se deu através da leitura da lei 11.645/08, do Caderno Temático da Secadi Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola e grupos de estudo entre os (as) bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) Educação Física/UFV para o debate sobre o tema. Percebemos a importância de trabalhar a temática cultural indígena na educação básica uma vez que possibilita a pluralidade cultural no ensino escolar, educa para as diferenças e proporciona uma riqueza de conhecimentos que muitas vezes são esquecidas e apagadas do currículo escolar.
Palavras-chave Cultura Indígena, Currículo Escolar, Educação Escolar.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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