ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Ensino |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Educação e formação universitária |
Setor |
Departamento de Educação Física |
Bolsa |
PIBID |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
CAPES |
Primeiro autor |
Patrícia da Silva Ribeiro |
Orientador |
JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO |
Outros membros |
Adriane Pinheiro Tiradentes, Igor Viana Nery de Siqueira |
Título |
A temática indígena na educação escolar. |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre importância em se trabalhar a temática indígena na educação escolar brasileira uma vez que essa cultura e suas manifestações são produções construídas ao longo da história e estão presentes em nossa sociedade e é de responsabilidade da escola transmitir, ressignificar e construir a experiência humana considerada cultura. No contexto brasileiro, identificamos culturas diversificadas que chegam até a escola por meio do currículo e das experiências dos sujeitos que circulam pelo espaço escolar. Assim, práticas pedagógicas e curriculares que consideram a diversidade cultural devem ser inseridas no ambiente escolar de modo a garantir que os (as) educandos (as) acessem o patrimônio cultural produzido ao longo da história. No Brasil, segundo o Censo do IBGE de 2010 existem cerca de 896 mil indígenas e estes estão distribuídos em 305 povos que falam mais de 274 línguas. Considerando as diversidades desses povos e a importância que têm na construção da sociedade brasileira foi criada a Lei 11.645/08 que altera a LDB/1996 estabelecendo as diretrizes curriculares nacionais para um ensino de história e cultura indígena na perspectiva de construir uma educação para as relações étnico-raciais. Essa temática incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira explicitando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil. O embasamento teórico para justificar a obrigatoriedade e importância em se trabalhar à temática indígena se deu através da leitura da lei 11.645/08, do Caderno Temático da Secadi Educação Escolar Indígena: diversidade sociocultural indígena ressignificando a escola e grupos de estudo entre os (as) bolsistas do Programa Institucional de Iniciação a Docência (PIBID) Educação Física/UFV para o debate sobre o tema. Percebemos a importância de trabalhar a temática cultural indígena na educação básica uma vez que possibilita a pluralidade cultural no ensino escolar, educa para as diferenças e proporciona uma riqueza de conhecimentos que muitas vezes são esquecidas e apagadas do currículo escolar. |
Palavras-chave |
Cultura Indígena, Currículo Escolar, Educação Escolar. |
Forma de apresentação..... |
Oral, Painel |