Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5559

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Thaís Adriana de Melo Silva
Orientador JAQUELINE CARDOSO ZEFERINO
Outros membros Adriane Pinheiro Tiradentes, Fabiana Paz do Carmo, Mayara da Silva Miranda Araujo Carneiro, Verônica Maria Soares Sánchez
Título Brincando como os curumins: uma vivência lúdica das culturas indígenas na Educação Infantil
Resumo Brincando como os curumins: uma vivência lúdica das culturas indígenas na Educação Infantil é um Projeto de Ensino elaborado por acadêmicos(as) do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência PIBID/UFV, professores(as) coordenadores(as) do subprojeto PIBID/Educação Física/UFV em parceria com uma professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Viçosa supervisora bolsista do PIBID/Educação Física/UFV . O Projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes (CMEDJAF), nos meses de abril e maio de 2015, com cinco turmas da educação infantil, sendo elas: maternal I e II 1ᵒ e 2º período misto e o 2ᵒ período A e B, envolvendo aproximadamente 200 educandos(as). O objetivo central do projeto foi a divulgação e ressignificação de manifestações de diferentes culturas indígenas brasileiras, valorizando especialmente os saberes sobre o corpo, tais como os jogos, brincadeiras, pinturas corporais, brinquedos, adereços, danças, cantos e também a culinária e o artesanato. Além disso, buscamos implementar ações que dialogam com a circulação e produção de saberes escolares, com a lei 11.645/08 que altera a LDB/96 e torna obrigatório o ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola. Para o Projeto foram construídos seis planos de aulas abordando diferentes temas das culturas indígenas brasileiras. Estes planos foram elaborados a partir de pesquisas sobre a temática e sua posterior socialização nas reuniões semanais com a coordenadora, a supervisora e os (as) bolsistas ID. A experiência didático-metodológica foi fundamentada em uma abordagem crítica de Educação Física. Didaticamente, nos apoiamos nos círculos pedagógicos, nos círculos de cultura, contação de histórias, produção de brinquedos e materiais tais como petecas de jornal e palha, toras de espaguete de piscina envolto com papel pardo e ornamentado, cocar construído juntamente com as crianças. Como forma de divulgação do projeto, elaboramos juntamente com a professora supervisora um mural informativo na escola. Como ferramentas pedagógicas utilizamos cordas, cones, giz, e também, artesanatos e artefatos do acervo pessoal da professora coordenadora (cestos, balaios, esteiras, saias rituais de palha, instrumentos musicais e fotografias) e materiais didáticos dos (as) bolsistas do PIBID. O processo de elaboração e desenvolvimento do projeto propiciou o aprofundamento e embasamento teórico-prático necessário para que pudéssemos abordar esta temática na escola a partir da disciplina de educação física, contribuindo para a formação dos (as) bolsistas e dos(as) educandos(as) envolvidos.
Palavras-chave Cultura Indígena, Educação Física Escolar, Educação Infantil.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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