Resumo |
Brincando como os curumins: uma vivência lúdica das culturas indígenas na Educação Infantil é um Projeto de Ensino elaborado por acadêmicos(as) do curso de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência PIBID/UFV, professores(as) coordenadores(as) do subprojeto PIBID/Educação Física/UFV em parceria com uma professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino de Viçosa supervisora bolsista do PIBID/Educação Física/UFV . O Projeto foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Doutor Januário de Andrade Fontes (CMEDJAF), nos meses de abril e maio de 2015, com cinco turmas da educação infantil, sendo elas: maternal I e II 1ᵒ e 2º período misto e o 2ᵒ período A e B, envolvendo aproximadamente 200 educandos(as). O objetivo central do projeto foi a divulgação e ressignificação de manifestações de diferentes culturas indígenas brasileiras, valorizando especialmente os saberes sobre o corpo, tais como os jogos, brincadeiras, pinturas corporais, brinquedos, adereços, danças, cantos e também a culinária e o artesanato. Além disso, buscamos implementar ações que dialogam com a circulação e produção de saberes escolares, com a lei 11.645/08 que altera a LDB/96 e torna obrigatório o ensino de história e culturas afro-brasileiras e indígenas na escola. Para o Projeto foram construídos seis planos de aulas abordando diferentes temas das culturas indígenas brasileiras. Estes planos foram elaborados a partir de pesquisas sobre a temática e sua posterior socialização nas reuniões semanais com a coordenadora, a supervisora e os (as) bolsistas ID. A experiência didático-metodológica foi fundamentada em uma abordagem crítica de Educação Física. Didaticamente, nos apoiamos nos círculos pedagógicos, nos círculos de cultura, contação de histórias, produção de brinquedos e materiais tais como petecas de jornal e palha, toras de espaguete de piscina envolto com papel pardo e ornamentado, cocar construído juntamente com as crianças. Como forma de divulgação do projeto, elaboramos juntamente com a professora supervisora um mural informativo na escola. Como ferramentas pedagógicas utilizamos cordas, cones, giz, e também, artesanatos e artefatos do acervo pessoal da professora coordenadora (cestos, balaios, esteiras, saias rituais de palha, instrumentos musicais e fotografias) e materiais didáticos dos (as) bolsistas do PIBID. O processo de elaboração e desenvolvimento do projeto propiciou o aprofundamento e embasamento teórico-prático necessário para que pudéssemos abordar esta temática na escola a partir da disciplina de educação física, contribuindo para a formação dos (as) bolsistas e dos(as) educandos(as) envolvidos. |