Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5550

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Driele de Freitas Parma
Orientador ROSA CRISTINA PORCARO
Outros membros Edna dos Reis Barbosa Roberto, Jânisson da Silva Leite
Título A gestão na relação família-escola em uma instituição particular no município de Viçosa, MG
Resumo A relação entre família e escola se apresenta, sobretudo nos dias atuais, como de suma importância para o bom desenvolvimento do processo de ensino. Nesse sentido, a participação da família no ambiente escolar tem se constituído como uma constante necessidade da instituição para o enfrentamento dos problemas referentes ao desempenho dos alunos. Nesta perspectiva, tem sido reportado, ao longo do tempo, que a relação família-escola veio sofrendo inúmeras transformações, evoluindo de uma relação assimétrica para uma relação mais simétrica. Apesar de a família e a escola serem os principais contextos para o desenvolvimento humano, poucos estudos científicos têm se dedicado a estudar de forma sistemática a relação existente entre ambas no desenvolvimento do processo de ensino. A presente pesquisa, portanto, buscou analisar a relação existente entre a escola e a família e o papel da gestão escolar no aprimoramento dessa relação. No sentido de atender a esses objetivos, foram aplicados questionário aos professores, funcionários e pais/responsáveis de uma escola pública do município de Viçosa-MG. Além disso, foi feita uma entrevista com a coordenadora/gestora da instituição. Também foi desenvolvido um processo de observação, durante 30 horas, do trabalho pedagógico dos educadores desta instituição. Por fim, foram avaliadas as condições físicas da escola para o desenvolvimento do processo de ensino. A partir da análise destes dados, constatamos que a gestão desta escola trabalha de forma democrática, se mostrando presente no Projeto Político-Pedagógica (PPP) desta. Este Projeto estabelece que, para que uma gestão seja democrática, é necessária a participação de todos os envolvidos no processo. Ademais, as relações existentes entre as famílias e a referida instituição marcam de forma positiva a trajetória dos alunos em seu processo de aprendizado, favorecendo a manutenção da qualidade do ensino no colégio. Portanto, pela análise dos dados coletados, podemos ainda concluir que esta pesquisa foi de suma relevância para nossa formação acadêmica, enquanto futuras pedagogas, gerando a compreensão de como se dá o processo de gestão escolar. Constatamos que este não é um processo fácil e verificamos sua importância na organização e na sistematização de todo trabalho pedagógico, bem como em seu planejamento e articulação junto aos demais segmentos da escola.
Palavras-chave Família, escola, Gestão
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.