ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Artes, literatura e cultura popular |
Setor | Departamento de Arquitetura e Urbanismo |
Bolsa | Procultura |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | André Teixeira da Costa |
Orientador | DOUGLAS LOPES DE SOUZA |
Outros membros | CELIA MARIA DE ANDRADE ROCHA, MICHELE MICHELETI DE MELLO |
Título | Arte digital: aplicações diversificadas para projeções |
Resumo | Desde 2013, com a reabertura do Museu Histórico e Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa em ponto central da Universidade, o espaço promove ações voltadas a valorização da arte digital, seja por meio de capacitação ou por meio de apresentações. O Museu Histórico e Pinacoteca da UFV e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo objetivam valorizar e divulgar essa manifestação artística pouco utilizada em Viçosa e região. Desde as primeiras ações, verificou-se que o impacto nas pessoas foi grande e positivo devido ao ineditismo. Em 2014 essas ações se transformaram em projeto que atribuiu à arte digital a qualidade de extensão. Em 2015 foi aprovado o projeto Arte digital: divulgação, qualificação e elaboração de performances. O projeto contemplou projeções relacionadas a exposições da Pinacoteca, relacionando diferentes tipos de manifestações artísticas; a criação de uma animação destinada ao público infantil atrelada à elaboração de um caderno de atividades que complementava, em linguagem lúdica, a absorção de conhecimento sobre projeções, arte digital e animação; a elaboração de material didático para curso de capacitação em projeções, em forma de apostila e a aplicação do curso aberto e gratuito para a comunidade viçosense e do entorno com objetivo de capacitar profissionais a realizarem projeções. O público buscado pelo projeto no ano de 2016 será mantido. O foco no envolvimento da comunidade universitária e viçosense, além dos residentes das cidades do entorno é imprescindível para a meta de divulgar e disseminar a arte digital. Em 2016, o projeto continuará com o trabalho de divulgação da arte digital e o enfoque na atividade de qualificação através de curso preparatório para uso de software livre para projeção. O curso possibilitará a capacitação e formação de multiplicadores em artes digitais. Além dessas atividades, o projeto explorará a interlocução da arte digital e o teatro. Como resultado, espera-se disseminar o conceito de arte digital e estimular sua produção em Viçosa e região. Também se espera que a arte digital atue como catalisador de interesse na arte em geral já que a mesma tem grande impacto nas pessoas, pois gera curiosidade e encantamento. |
Palavras-chave | Arte digital, projeção, cultura |
Forma de apresentação..... | Painel |