Fome e Abundância: Um Paradoxo Brasileiro?

17 a 22 de outubro de 2016

Trabalho 5541

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Automação, projetos de máquinas, equipamentos, processos e produtos
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Thaís Bento da Silva
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Título Controle de formação de VTNTs utilizando a estratégia de consenso no seguimento de trajetória
Resumo O desenvolvimento das tecnologias de robótica, automação e instrumentação tem impulsionado a utilização de veículos autônomos para realização de tarefas que podem ser perigosas, ineficientes ou até mesmo impossíveis para o ser humano. Atualmente, há um crescente interesse da comunidade científica em explorar o ganho em eficiência que se poderia alcançar utilizando robôs cooperativos, quando comparado ao uso de um simples robô autônomo altamente especializado. Em outras palavras, o controle coordenado de sistemas de múltiplos agentes visa alcançar os inúmeros benefícios de um grupo composto de vários agentes simples, quando comparado a um sistema robótico único e complexo.

No que tange a métodos de organização para controle de navegação em grupo, pode-se separar em duas grandes maneiras de estratégia de controle: centralizada e descentralizada. A primeira tem como característica o que o próprio nome sugere, isto é, um sistema central envia as ações para grupo. Já na segunda, cada robô é autônomo em suas decisões.

No tocante a organização e navegação dos entes de uma formação, pode-se optar pela implementação de estratégias líder-seguidor, composição de estruturas virtuais, navegação baseada em comportamentos, métodos baseados em campos potenciais artificiais ou estratégias de organização por consenso.

No que diz respeito à navegação por consenso, entende-se como sendo um compromisso entre os integrantes de um grupo acerca de um objetivo em comum. Para isso, tem-se vários veículos autônomos que se comunicam trocando informações e processando-as de acordo com algum algoritmo de navegação. Uma tarefa de consenso apresenta como principal restrição a possibilidade de não haver comunicação direta de um ente com todos os demais que compõem a formação, ou ainda, a não existência de uma unidade centralizadora de informação responsável por receber as informações dos entes e compartilhar com os demais. Neste sentido, uma tarefa de consenso é caracterizada por ser uma estratégia de navegação estritamente descentralizada e a informação do ponto de encontro é limitada a parte do grupo.

Esse trabalho aborda o controle de formação utilizando a estratégia de consenso para VTNTs(Veículo Terrestre Não Tripulado), em que os agentes tomam decisões de maneira conjunta baseados em informação distribuída com métodos como grafos, e fluxo de comunicação. O efeito da perda de comunicação entre os agentes de uma topologia fixa é verificado, bem como o erro de posição em relação a estrutura desejada e o erro em relação a trajetória a ser percorrida. A validação é feita através de simulações computacionais, demonstrando a proposta de navegação consensual. Os próximos passos da pesquisa visam a implementação experimental nos robôs disponíveis no NERO/DEL.
Palavras-chave Veículos Terrestres Não Tripulados, Estratégia de Consenso, Controle de Formação
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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