Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 994

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Diany Silva Lopes
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Título O uso do origami na construção de sólidos geométricos
Resumo No ensino de geometria, especificamente os Poliedros de Platão, os alunos apresentam certa dificuldade na aprendizagem. Diante disso, no cenário da Educação, muitos autores como Nacarato (2005), Pavanello (1989; 2004), Rodrigues e Gazire (2002), Santos (2006), dentre outros, discutem sobre a importância do trabalho com materiais manipuláveis, visando favorecer à aprendizagem desses conteúdos. O presente estudo busca discutir sobre o uso de materiais manipuláveis, mais especificamente as dobraduras no ensino dos Poliedros de Platão, a partir de uma experiência com professoras dos anos iniciais. Com base em uma abordagem qualitativa de pesquisa, os dados foram coletados em uma oficina com dezessete professoras da educação infantil e anos iniciais de uma escola pública do município de Viçosa, MG. Tal oficina foi realizada no contexto da escola e versou sobre a construção dos Poliedros de Platão por meio da técnica de origami e suas possibilidades para o ensino. Além disso, também coletamos dados a partir da aplicação de um questionário, visando mapear as diferentes perspectivas dos docentes em relação à experiência vivida. De acordo com os dados coletados, as participantes apresentaram opiniões bem diferentes com relação ao uso ou não do origami no ensino de geometria. 48% das participantes afirmam que usariam a técnica do origami nas aulas com a ajuda de bolsistas ou estagiárias, as demais 52% afirmam que não usariam a técnica por se tratar de crianças da educação infantil, mas se fossem origamis mais simples fariam uso nas aulas. No geral, todas as participantes apreciaram a técnica do origami e perceberam a importância de se trabalhar a matemática de uma forma dinâmica, ou seja, a matemática não precisa ser vista e estudada como o “vilã” da escola, pois existem metodologias, que se forem exploradas e apreendidas pelas educadoras, podem propiciar aulas mais significativas e auxiliar na aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Sobre esse aspecto, alguns autores apontam que os materiais manipuláveis servem como instrumento facilitador da aprendizagem, pois visualizando e manipulando os objetos, o conteúdo pode fazer mais sentido para os educandos. Com isso, concluímos que é possível a construção/utilização do material manipulativo, de modo a torná-lo um recurso didático no ensino da geometria euclidiana espacial. O uso desse material em sala de aula pode ser considerado como uma proposta de ensino mais significativa e atraente. A técnica do origami pode auxiliar os alunos no ensino dos Poliedros de Platão levando-os a ter a possibilidade de construir, utilizar e avaliar situações presentes no dia-a-dia. Além de levar o educando a argumentar, questionar, experimentar, demonstrar, testar e formular hipóteses.
Palavras-chave Educação Matemática, Geometria, Formação de Professores
Forma de apresentação..... Oral
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