Resumo |
INTRODUÇÃO: O Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados é um Programa Especial do Ministério do Esporte (ME), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que busca democratizar o acesso ao esporte para o público com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais. O programa prevê o oferecimento de atividades esportivas e complementares de cunho educacional.Ao final de cada ciclo pedagógico são realizadas avaliações através de formulários disponibilizados pela entidade conveniente que objetivam diagnosticar e subsidiar as decisões pedagógicas do programa e estruturar as intervenções. Dentre os instrumentos avaliativos, os monitores devem verificar os beneficiados em seu desenvolvimento sócio-cognitivo e sociocultural, bem como os conhecimentos apreendidos das modalidades desenvolvidas. OBJETIVO: Este estudo objetiva apresentar os resultados das avaliações dos monitores, através da observação e aplicação dos instrumentos avaliativos, relatando aspectos físicos, motores, cognitivos e sociais. METODOLOGIA: As avaliações foram aplicadas a três monitores do Programa, ao final do terceiro e quarto ciclos pedagógicos que aconteceram entre os meses de janeiro e julho de 2013, sendo os resultados sistematizados e analisados em abril e agosto, respectivamente. Os formulários foram preenchidos em conjunto, após discussões e analise da participação de cada beneficiado. Os resultados foram analisados de acordo com os Fundamentos Pedagógicos do Programa Segundo Tempo e as suas Diretrizes e foram verificados a média, desvio padrão, valores máximos e mínimos dos dados.RESULTADOS: A amostra avaliada foi de 52 beneficiados, sendo 61,5% homens e 38,4% mulheres, sendo a média de idade de 17,6 anos. As deficiências atendidas são: intelectual, físico-motora, auditiva e visual, sendo a maioria intelectual (52%). O questionário é composto por 12 questões com escala de 5 pontos, variando de “nunca” a “sempre”, no qual se avalia aspectos de verbalização, compreensão, execução dos conteúdos. As análises permitem inferir que o programa tem atendido as Diretrizes e Fundamentos Pedagógicos propostos pelo Ministério do Esporte, dentre eles destacam-se os processos inclusivos, pois 27 % dos beneficiados não possuem deficiência. Além, as intervenções contribuírem para a autonomia, visto que 91,6 % argumentam e sugerem mudanças para sua participação efetiva. Outro aspecto relevante é a compreensão dos estímulos (atividades) propostos, pois 99% dos beneficiados verbalizam por meio da ação motora. CONCLUSÃO: As avaliações propiciaram a estruturação das práticas pedagógicas e a aproximação com os objetivos do programa. Mas,foi possível verificar a necessidade de adaptações dos instrumentos para que avaliem o desenvolvimento do individuo (com ou sem deficiência) em sua totalidade, uma vez que os mesmos foram elaborados para atendimento do Programa Segundo Tempo Padrão que possui características diferenciadas principalmente no que diz respeito ao público atendido. |