Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 980

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Educação, diversidade e inclusão
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Pollyanna Maria Carmo
Orientador SHEILA MARIA DOULA
Outros membros Amábile Tolio Boessio
Título Possibilidades e condições de reprodução social no campo: estudo sobre a juventude rural da Zona da Mata Mineira
Resumo A pesquisa trata das condições de reprodução social no meio rural brasileiro e busca analisar as expectativas e os projetos de vida dos jovens trabalhadores rurais da microrregião de Viçosa, na Zona da Mata Mineira, ainda pouco conhecida pelos cientistas sociais. Abordar a juventude é fundamental, pois os jovens são historicamente considerados como signos de mudança e transformações da sociedade.
Partindo-se da pesquisa bibliográfica que aborda a multifuncionalidade do campo e a aproximação dos estilos de vida urbanos e rurais, a pesquisa tem como objetivo analisar os projetos de vida de jovens rurais a partir de três dimensões. A primeira focaliza as possibilidades oferecidas aos jovens rurais, tanto na cidade quanto no campo,para a concretização de seus projetos.
A segunda se refere à permanência ou saída dos jovens do meio rural e aos fatores endógenos e exógenos que influenciam na tomada de tal decisão.
Por fim, a pesquisa investiga as relações intergeracionais como influências nos projetos de vida juvenis.
A pesquisa de campo está sendo realizada nos municípios de Viçosa, Araponga e São Miguel do Anta, com entrevistas semi-estruturadas realizadas com jovens de 15 a 29 anos. Também são realizadas entrevistas com representantes de instituições ligadas à educação, formal e não formal, e capacitação dos jovens rurais.
Na primeira etapa da pesquisa foi testada a hipótese de que o turismo poderia abrir novas oportunidades de inserção social e laboral dos jovens rurais. Tomou-se como exemplo o Circuito Turístico Serras de Minas, criado em 2002 pela Secretaria de Estado de Turismo, com sede em Viçosa. Com a rubrica do Desenvolvimento Rural Sustentável, o circuito objetiva dinamizar a região no setor da agricultura familiar (com o café orgânico e a produção da cachaça e doces artesanais), no setor de serviços (oferta de pousadas, hotéis e restaurantes) e na valorização dos aspectos culturais e identitários locais.
Resultados parciais da pesquisa obtidos através de entrevistas demonstram que o turismo não tem oferecido a oportunidade de ocupações multifuncionais aos jovens rurais da região, não havendo, também, iniciativas de capacitação juvenil nesse setor.
Palavras-chave jovens rurais, trabalho, projetos de vida
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.