Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 976

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Cidadania, inclusão social e direitos humanos
Setor Departamento de Letras
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Thaís Ferreira Mendonça
Orientador ANA LUISA BORBA GEDIEL
Outros membros Junia Aparecida Pereira, Renata Berthou de Almeida
Título Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres surdas surdas de classes populares da cidade de Viçosa – Minas Gerais
Resumo O projeto "Direitos Sexuais e Reprodutivos das Mulheres Surdas de Classes Populares: corporalidade e agency nas interações cotidianas com as ESF's da cidade de Viçosa, MG", financiado pelo EDITAL MTCI/CNPq/SPM-PR/MDA nº 32/2012 e em parceria com o Núcleo interdisciplinar de Estudos de Gênero - NIEG, procura mapear e identificar as informações relativas aos direitos sexuais e reprodutivos que as mulheres surdas da cidade de Viçosa possuem, fora do atendimento nas Estratégias de Saúde da Família - ESF's, visto que apenas duas mulheres surdas estão cadastradas nessas instituições. Articula-se nessa proposta os princípios de igualdade e respeito à diversidade, de autonomia das mulheres, inscritos nos pressupostos, princípios e diretrizes gerais da Política Nacional para as Mulheres. A partir dos dados coletados identificar-se-á que tipo de informações são recebidas e qual a compreensão que as mulheres surdas de classe popular possuem acerca da temática. Como metodologia optou-se pela abordagem qualitativa, realizada através do método etnográfico. A pesquisa está organizada em dois momentos: o primeiro de revisão bibliográfica sobre os principais temas desenvolvidos na pesquisa; e, o segundo, a coleta de dados, com o uso de instrumentos como o diário de campo, a observação participante e, também, as entrevistas semi-estruturadas. Até o momento, a etapa de discussão teórica foi desenvolvida; além disso a entrada em campo ocorreu por meio do encontro semanal com as mulheres surdas que frequentam o projeto de Extensão “Ensino-aprendizagem e Metodologias de Ensino para Surdos” desenvolvido pelo Departamento de Letras, na UFV. A partir dos dados já coletados e das reflexões via análise bibliográfica percebe-se que as mulheres surdas ainda estão à margem do Sistema Público de Saúde e há um tabu familiar e religioso referente à questão de sexualidade e reprodução, o que influencia na construção de relacionamentos afetivos, na forma de concepção referente ao atendimento básico de saúde e, consequentemente, ao desconhecimento de métodos contraceptivos e das noções acerca da sexualidade e da reprodução. O estudo tem como perspectiva de resultados a possibilidade de criação de espaços de acessibilidade e de inclusão para Mulheres Surdas de Classes Populares em relação aos direitos sexuais e reprodutivos, a partir de estratégias de sejam reconhecidas como legítimas pelo grupo e, posteriormente, tornem-se respaldo para Políticas Públicas.
Palavras-chave Direitos Sexuais e Reprodutivos, Mulheres Surdas, LIBRAS
Forma de apresentação..... Painel
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