Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 972

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Engenharia Agrícola
Bolsa PIBITI/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Rafael Assis Damasceno
Orientador ROBERTO PRECCI LOPES
Outros membros Juarez de Souza e Silva
Título Desenvolvimento de um sistema de geração de energia elétrica utilizando motor flex movido a álcool combustível de fazenda
Resumo Foi desenvolvido um sistema de geração de energia elétrica utilizando motor flex automotivo, com o objetivo de assegurar o fornecimento de energia para comunidades com limitação de fornecimento de energia elétrica por parte de concessionárias, ou para aquelas não servidas por rede de distribuição. O sistema baseia-se na geração distribuída de energia utilizando como combustível o etanol, que pode ser produzido na própria comunidade. A produção descentralizada de energia tem como vantagem a auto-suficiência e a garantia de fornecimento, independente das limitações técnicas e econômicas impostas pelas distâncias da geração ao consumidor e pela baixa demanda de energia dos consumidores rurais. O uso do etanol trás benefícios ambientais quando comparado aos combustíveis fósseis utilizados nos geradores a diesel e gasolina, além de um forte apelo social por gerar renda e emprego no campo. O álcool combustível utilizado foi oriundo dos resíduos cabeça e cauda da produção de cachaça. Estes resíduos antes descartados, pode se tornar um valioso insumo energético. Embora o Brasil seja o maior produtor mundial de etanol de cana de açúcar, não existe no mercado nacional conjunto motor gerador a etanol, com potência suficiente para permitir o desenvolvimento de atividades econômicas que requerem maior potência no meio rural, o que motivou este estudo. Para isso, foi necessário montar um conjunto motor gerador pautado nos desempenhos técnicos de seus componentes motor (potência mecânica, torque e consumo) e gerador trifásico (potência elétrica, rotação, tensão e frequência). Construiu-se um chassi no qual foi fixado o motor FIAT 1.0 Flex 75 cv acoplado por meio de polias e correias ao gerador WEG 42 kVA. O sistema de transmissão foi dimensionado para atender o torque exigido pelo gerador, com o motor operando no ponto de melhor desempenho (torque máximo com menor consumo de combustível). O conjunto foi colocado para operar com álcool combustível de fazenda. Após os ajustes necessários o sistema automotivo foi rastreado não detectando nenhuma falha de funcionamento com o combustível utilizado. A principal dificuldade encontrada foi o fato do motor não permitir a intervenção do usuário na programação da ECU (Unidade Central Eletrônica). A pesquisa apontou para a necessidade de substituição da ECU, por um sistema embarcado de malha fechada e customizado para funcionamento com etanol, para que o motor responda com rapidez às solicitações de cargas demandadas.
Palavras-chave cachaça, etanol, eletricidade
Forma de apresentação..... Oral
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