Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 951

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Genética e melhoramento vegetal
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Marciane da Silva Oliveira
Orientador COSME DAMIAO CRUZ
Título O aplicativo Gpop como recurso para ensino e pesquisa em Genética de Populações.
Resumo Ensinar e aprender genética estabelece um desafio devido a sua ampla abrangência, envolvendo princípios probabilísticos e conceitos teóricos de biologia. A genética de populações aplica os conhecimentos das Leis de Mendel e outros princípios da genética em populações inteiras de organismos. Devido a esse amplo aspecto, a genética de populações atravessa muitos campos da biologia moderna, sendo componente central de várias metodologias que têm sido empregadas na biologia populacional, conservação de recursos, evolução e melhoramento de plantas. O conhecimento da estrutura genética de uma população permite inferir quais os fenômenos ecológicos e genéticos que encontram-se atuantes nesta população. Apesar da literatura disponível se mostrar diversificada, ilustrada, e com inúmeros exemplos, esta abordagem tradicional, tal qual a apresentada nos livros e artigos, ainda é realizada de forma estática e pouco interativa. Torna-se difícil, por exemplo, descrever processos extremamente dinâmicos como os sistemas de acasalamento, em textos ou recursos audio-visuais convencionais. O mundo contemporâneo disponibiliza recursos tecnológicos suficientes e capazes de contribuir para a melhor comunicação, difusão de informação, produção do conhecimento. Esses programas de educação, como meio de desenvolvimento de pessoas, enfrentam um desafio que não é somente o de atrair aquele que participa, mas também retê-lo no processo de aperfeiçoamento. Com o intuito de contornar esse problema, este trabalho teve por objetivo desenvolver, disponibilizar e aplicar um módulo e rotina computacional, na área de Genética de Populações, destinados às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. De modo que, este módulo tenha recursos interativos, dinâmicos, agradáveis e atraentes, que possibilitem o ensino em Genética de Populações. Neste sentido, foi desenvolvido o programa Gpop com a finalidade de abordar os principais temas de Genética de Populações, fornecendo aos usuários conhecimentos fundamentais e ferramentas para o ensino dinâmico e interativo da Genética de Populações. O Gpop proporciona ilustrações, fotos, animações e procedimentos dinâmicos (e de simples entendimento) de simulação que permitem superar muitos dos entraves do ensino e da aprendizagem deste tema de Genética, tornando esta atividade simples, agradável e atraente. O Gpop referente ao ensino da genética de populações priorizará o ensino de discentes de nível superior, situação na qual os conhecimentos mais aprofundados nesta ciência proporcionarão uma melhor qualificação dos futuros profissionais nas áreas associadas à genética e melhoramento. Acredita-se que tal módulo computacional proporcionem uma esperada na melhoria do ensino de genética, nos mais diversos níveis de formação acadêmica.
Palavras-chave modulo computacional, biologia populacional, estrutura genética
Forma de apresentação..... Painel
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