Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 950

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Metodologias de ensino e práticas educativas
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor RENAN HUDSON BARBOSA
Orientador GERALDO ADRIANO EMERY PEREIRA
Título A relação entre o estudante e o texto filosófico: as possibilidades e limites do filosofar através dos textos.
Resumo A inserção da Filosofia no Ensino Médio é relativamente muito recente e existe um problema com relação à sua especificidade e a realidade do Ensino Médio. Esse problema nos dá margem a questionar desde o conceito de Filosofia, até como é a melhor maneira dela ser ensinada no Nível Médio. Num primeiro momento do nosso trabalho, ocorreram diversos debates entre o orientador e o bolsista acerca dessa questão, em torno de problemas levantados em alguns livros de filósofos e professores, como por exemplo: Alejandro Cerletti, Walter O. Kohan, João Virgilio Tagliavini, Sonia Maria Ribeiro de Souza entre outros. Nesses debates observamos a importância do texto filosófico e como este pode ser uma alternativa para levar o aluno do Ensino Médio a filosofar. Com isso, a pesquisa foi elaborada com o objetivo de familiarizar os alunos com esse tipo de texto, mostrando a sua necessidade para a aprendizagem e também visualizar as dificuldades dos alunos, em geral, para elaborar métodos que facilitem o aprendizado. Para chegarmos às nossas conclusões selecionamos alunos da 2ª série do Colégio de Aplicação-Coluni de diversas afinidades com a Filosofia: procuramos escolher desde aqueles que não tem simpatia com a matéria, para poderem ter a possibilidade de começarem a gostar, e também aqueles que já tem algum interesse para se aprofundarem ainda mais na faculdade do saber. Depois de selecionados, foram disponibilizados para eles textos de filósofos que trataram sobre a felicidade (Epicuro) e o tempo (Santo Agostinho). Esses temas foram escolhidos porque nos permitem trazê-los para nossa realidade, pois estamos lidando com eles a todo o momento. A atividade com o texto acontece da seguinte forma: há um momento de leitura, logo após é distribuído um questionário para que os alunos respondam algumas questões sobre a sua interpretação do texto e consequentemente sobre suas dificuldades na leitura; depois acontece um debate onde cada um expressa suas impressões em relação ao texto e discutimos sobre o assunto tratado. Até então os resultados, ainda que parciais, foram positivos: a maioria dos alunos que participou das reuniões compreendeu razoavelmente bem os textos e conseguimos fazer bons debates relacionando o tema principal à nossa realidade. A pesquisa ainda está em andamento, e continuamos fazendo essas reuniões com os alunos para, no final, relacionarmos as informações e as impressões levantadas para podermos visualizar um panorama das possibilidades do texto filosófico e das dificuldades dos alunos, para através dos textos, filosofar.
Palavras-chave filosofia, ensino de filosofia, texto filosófico
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.