ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Biologia Geral |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | UFV |
Primeiro autor | Ana Paula Pereira Raimundo |
Orientador | MARA GARCIA TAVARES |
Outros membros | Andrea Cristina Pimentel de Carvalho, JOAO MARCOS DE ARAUJO, Rita de Cássia Moreira |
Título | A utilização de modelos didáticos no ensino de genética |
Resumo | O ensino de Genética, muitas vezes, torna-se complexo para vários alunos, uma vez que é meramente descritivo. Desta forma, visando construir com os alunos uma aprendizagem significativa e oferecer aos docentes um material didático alternativo, no presente trabalho descreve-se a confecção de um modelo de cromossomos metafásicos. Esse modelo facilita a compreensão das características das diferentes fases, tanto da mitose quanto da meiose, bem como a classificação dos tipos de cromossomos, de acordo com a posição do centrômero em: metacêntrico, sub-metacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico. Esse modelo também facilita a compreensão do mecanismo de crossing over, pois os cromossomos possuem pedaços destacáveis, colados com velcro, que podem ser trocados entre os homólogos. O modelo é constituído por quatro pares de cromossomos, representando os homólogos materno e paterno. Os cromossomos foram confeccionados em E.V.A. de diferentes cores e identificados com os símbolos dos gêneros masculino (♂) e feminino (♀). Para a demonstração das diferentes fases da mitose e da meiose, os cromossomos foram dispostos sobre uma mesa e, o professor ou os alunos foram simulando as mudanças que caracterizam cada uma delas. Desta maneira, foi possível simular a distribuição casual dos cromossomos na placa metafásica, durante a metáfase mitótica, bem como a separação das cromátides irmãs, durante a anáfase. Foi possível também, demonstrar a formação de duas células idênticas à célula-mãe, cada uma delas contendo um cromossomo de cada tipo. Já durante a demonstração da meiose, foi possível visualizar o pareamento dos homólogos e a ocorrência de crossing over, durante a prófase I, bem como a separação dos homólogos e das cromátides, na anáfase I e II, respectivamente. Desta forma, os alunos puderam perceber que, ao final da primeira divisão, as células filhas contem um número haploide de cromossomos e que cada cromossomo ainda possui duas cromátides (divisão reducional), enquanto que ao final da segunda divisão, as células-filhas possuem cromossomos constituídos por apenas uma cromátide (divisão equacional). Conclui-se, portanto, que a utilização de modelos didáticos pode contribuir para a aprendizagem de temas abstratos relacionados ao ensino de genética e que os mesmos representam um bom material de apoio aos docentes. Apoio Financeiro: PEC/UFV- PIBEX |
Palavras-chave | Ensino, genética, cromossomos |
Forma de apresentação..... | Oral |