Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 946

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ana Paula Pereira Raimundo
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Andrea Cristina Pimentel de Carvalho, JOAO MARCOS DE ARAUJO, Rita de Cássia Moreira
Título A utilização de modelos didáticos no ensino de genética
Resumo O ensino de Genética, muitas vezes, torna-se complexo para vários alunos, uma vez que é meramente descritivo. Desta forma, visando construir com os alunos uma aprendizagem significativa e oferecer aos docentes um material didático alternativo, no presente trabalho descreve-se a confecção de um modelo de cromossomos metafásicos. Esse modelo facilita a compreensão das características das diferentes fases, tanto da mitose quanto da meiose, bem como a classificação dos tipos de cromossomos, de acordo com a posição do centrômero em: metacêntrico, sub-metacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico. Esse modelo também facilita a compreensão do mecanismo de crossing over, pois os cromossomos possuem pedaços destacáveis, colados com velcro, que podem ser trocados entre os homólogos. O modelo é constituído por quatro pares de cromossomos, representando os homólogos materno e paterno. Os cromossomos foram confeccionados em E.V.A. de diferentes cores e identificados com os símbolos dos gêneros masculino (♂) e feminino (♀). Para a demonstração das diferentes fases da mitose e da meiose, os cromossomos foram dispostos sobre uma mesa e, o professor ou os alunos foram simulando as mudanças que caracterizam cada uma delas. Desta maneira, foi possível simular a distribuição casual dos cromossomos na placa metafásica, durante a metáfase mitótica, bem como a separação das cromátides irmãs, durante a anáfase. Foi possível também, demonstrar a formação de duas células idênticas à célula-mãe, cada uma delas contendo um cromossomo de cada tipo. Já durante a demonstração da meiose, foi possível visualizar o pareamento dos homólogos e a ocorrência de crossing over, durante a prófase I, bem como a separação dos homólogos e das cromátides, na anáfase I e II, respectivamente. Desta forma, os alunos puderam perceber que, ao final da primeira divisão, as células filhas contem um número haploide de cromossomos e que cada cromossomo ainda possui duas cromátides (divisão reducional), enquanto que ao final da segunda divisão, as células-filhas possuem cromossomos constituídos por apenas uma cromátide (divisão equacional). Conclui-se, portanto, que a utilização de modelos didáticos pode contribuir para a aprendizagem de temas abstratos relacionados ao ensino de genética e que os mesmos representam um bom material de apoio aos docentes.

Apoio Financeiro: PEC/UFV- PIBEX
Palavras-chave Ensino, genética, cromossomos
Forma de apresentação..... Oral
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