Resumo |
Visando-se buscar novos clientes, expandir o networking e captar novos projetos, tem se tornado cada vez mais importante a análise das melhores formas de abordagem a serem realizadas junto a um cliente alvo. Aumentar a demanda de serviços prestados é de extrema importância para a empresa, porém a problemática em não se saber qual a forma mais efetiva de se abordar determinado cliente, gera dúvidas e pode colocar em risco a aplicabilidade e os resultados da ação de marketing. Nem sempre a propaganda por meios virtuais é a forma mais eficaz de impacto e muitas vezes torná-la algo palpável ao cliente e direcionado especificamente a ele, pode proporcionar um contato mais íntimo, formal e dar a impressão de importância e preferência daquele cliente frente à empresa, impacto este usualmente não gerado por anúncios via internet, já que estes possuem um caráter mais global e generalizado. Dessa forma, a persuasão através de materiais físicos como as cartas-anúncio, tem entrado em questão e se tornado um meio efetivo de divulgação de serviços e de marketing empresarial. No intuito de estreitar relações e captar projetos locais, o marketing empresarial focou-se no envio de cartas a prefeituras municipais no entorno da sede da empresa. Inicialmente abrangeu-se um raio de municípios vizinhos com possibilidade de trabalhos futuros e dentre esses, contabilizou-se um número total de 53 possíveis prefeituras a serem contatadas, levando-se em consideração distâncias, custos e qualidade de oferta de serviços. Uma vez tendo tal direcionamento, consultou-se o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para conhecimento e confirmação dos candidatos eleitos nas prefeituras de cada município de interesse. De posse dessas informações, elaboraram-se as cartas destinadas a cada prefeito, sendo estas nominais e contendo em sua estrutura a apresentação da empresa. Além de aclarar a UFV Jr. Florestal como sendo uma empresa constituída plenamente por estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, seu conteúdo apresentou também a caracterização dos serviços prestados por ela, o que proporcionou um marketing externo informativo e convidativo. Finalizada esta etapa, remeteu-se a correio o total de 53 cartas-convite, que foram entregues nos endereços específicos de cada prefeitura alvo. Como resposta ao envio das 53 cartas às prefeituras locais, obteve-se um retorno rápido e eficiente, onde em uma semana após o envio, duas prefeituras contataram a empresa e propuseram parceria para novos projetos de interesse municipal. Num prazo maior de tempo após o envio, outras prefeituras também entraram em contato com a UFV Jr. Florestal, buscando complementar informações sobre serviços ou mesmo no intuito de estreitar relações; o que vem a contribuir significativamente para uma imagem externa positiva e para a consolidação do networking empresarial. |