Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 935

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Gestão financeira, marketing e empreendedorismo
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Breno Santos Arrivabeni
Orientador JOSE DE CASTRO SILVA
Outros membros Gustavo Alves Celso, Pedro Estevam
Título Envio de cartas às prefeituras.
Resumo Visando-se buscar novos clientes, expandir o networking e captar novos projetos, tem se tornado cada vez mais importante a análise das melhores formas de abordagem a serem realizadas junto a um cliente alvo. Aumentar a demanda de serviços prestados é de extrema importância para a empresa, porém a problemática em não se saber qual a forma mais efetiva de se abordar determinado cliente, gera dúvidas e pode colocar em risco a aplicabilidade e os resultados da ação de marketing. Nem sempre a propaganda por meios virtuais é a forma mais eficaz de impacto e muitas vezes torná-la algo palpável ao cliente e direcionado especificamente a ele, pode proporcionar um contato mais íntimo, formal e dar a impressão de importância e preferência daquele cliente frente à empresa, impacto este usualmente não gerado por anúncios via internet, já que estes possuem um caráter mais global e generalizado. Dessa forma, a persuasão através de materiais físicos como as cartas-anúncio, tem entrado em questão e se tornado um meio efetivo de divulgação de serviços e de marketing empresarial. No intuito de estreitar relações e captar projetos locais, o marketing empresarial focou-se no envio de cartas a prefeituras municipais no entorno da sede da empresa. Inicialmente abrangeu-se um raio de municípios vizinhos com possibilidade de trabalhos futuros e dentre esses, contabilizou-se um número total de 53 possíveis prefeituras a serem contatadas, levando-se em consideração distâncias, custos e qualidade de oferta de serviços. Uma vez tendo tal direcionamento, consultou-se o site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para conhecimento e confirmação dos candidatos eleitos nas prefeituras de cada município de interesse. De posse dessas informações, elaboraram-se as cartas destinadas a cada prefeito, sendo estas nominais e contendo em sua estrutura a apresentação da empresa. Além de aclarar a UFV Jr. Florestal como sendo uma empresa constituída plenamente por estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa, seu conteúdo apresentou também a caracterização dos serviços prestados por ela, o que proporcionou um marketing externo informativo e convidativo. Finalizada esta etapa, remeteu-se a correio o total de 53 cartas-convite, que foram entregues nos endereços específicos de cada prefeitura alvo. Como resposta ao envio das 53 cartas às prefeituras locais, obteve-se um retorno rápido e eficiente, onde em uma semana após o envio, duas prefeituras contataram a empresa e propuseram parceria para novos projetos de interesse municipal. Num prazo maior de tempo após o envio, outras prefeituras também entraram em contato com a UFV Jr. Florestal, buscando complementar informações sobre serviços ou mesmo no intuito de estreitar relações; o que vem a contribuir significativamente para uma imagem externa positiva e para a consolidação do networking empresarial.
Palavras-chave Marketing, cartas, prefeituras.
Forma de apresentação..... Painel
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