Resumo |
A compreensão de vários conteúdos na área de Ciências no Ensino Fundamental na maioria das vezes é complexo para a grande maioria dos alunos. Isto se deve ao fato destes conteúdos serem abordados de forma descritiva, sem a utilização de outros recursos didáticos e, na maioria das escolas não existe um espaço ou laboratório, onde práticas poderiam ser desenvolvidas. Desta forma, visando construir com os alunos uma aprendizagem mais significativa, de forma lúdica e oferecer aos docentes um material didático alternativo, barato e de fácil utilização, foi proposto neste projeto o desenvolvimento de maquetes e modelos diversos. Tomando por base as dificuldades encontradas pelos alunos nos diversos conteúdos, informações essas repassadas pelos próprios professores do ensino básico, foram construídas maquetes de célula vegetal e de célula animal. Para estas maquetes foram utilizados isopor, EVA colorido, miçangas, de forma a representar os diversos compartimentos ou organelas presentes nestas células. As maquetes são de tamanho relativamente grande e procuram reproduzir a estrutura completa das células, inclusive levando em consideração a disposição correta das mesmas. Os modelos são bastante coloridos de forma a chamar a atenção dos alunos. Outras maquetes foram propostas e estão em construção. Para trabalhar a questão do efeito do aquecimento global, um Tabuleiro foi construído, sendo este um jogo que permite a participação de vários alunos. Como os professores sempre relatam a dificuldade para organizar vários vídeos que se encontram disponíveis na internet sobre diversos assuntos, um CD contendo arquivos livres de vídeos na área de ciências e biologia está sendo produzido. Ao finalizar este material os professores terão a disposição diversos vídeos separados por assunto que poderão ser empregados durante as aulas, já que a proposta é trabalhar com vídeos de curta duração, com no máximo de dez minutos de projeção. Também dentro deste projeto, uma apostila está sendo desenvolvida com várias práticas que poderão ser desenvolvidas nas escolas. Além do aprendizado da bolsista, espera-se que estes materiais possam contribuir para suprir necessidades das escolas, já que muitas são carentes de materiais didáticos e de laboratório. |