Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 931

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Alaiana Lopes Miranda
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Lidiane Duarte, Valquíria do Carmo de Sales
Título Experiências vivenciadas no PIBID: a influência da autoestima no processo de aprendizagem
Resumo O presente trabalho tem por objetivo relatar nossas experiências como bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, subprojeto Pedagogia, que nos proporcionou um contato direto com crianças de escolas públicas e suas necessidades. Vivenciamos uma realidade que nos propiciou, por meio da prática, refletir sobre o contexto escolar e os desafios enfrentados por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem. Foi por meio da observação-participante que procuramos compreender quais os fatores influenciam na autoestima e na motivação dos alunos e de que modo isso pode afetar a sua aprendizagem. Através das observações feitas, e de nossas intervenções em sala de aula, foi possível notar que boa parte dos alunos tem dificuldade de aprendizagem por ter a autoestima muito baixa e isso pode ser decorrente do baixo capital cultural e por questões socioeconômicas, como, por exemplo, dificuldades financeiras e pouca participação da família nas atividades escolares. Aliado a isso, alguns professores parecem não acreditar na capacidade do próprio aluno, o que faz com eles se sintam desmotivados a estudar. Com as observações e trabalhos realizados notamos que para que o aluno possa se sentir mais motivado em relação aos estudos, é necessário que a escola junto com os professores e familiares, procure formas de mostrar para os alunos que todos são capazes de aprender e vencer. Mas, para que isso de fato se concretize é necessário união entre todos, pois assim poderá haver mais chances de conseguirmos resgatar nos alunos a sua autoestima e contribuir para seu progresso cognitivo e humano. É necessário que todos os professores reflitam sobre as suas práticas e avaliem se elas estão motivando ou desmotivando os seus alunos. É também papel do professor incentivar o aluno a ir em busca do melhor e é dever da escola procurar maneiras de aproximar a família do contexto escolar. É importante que o professor veja o aluno com afetividade, goste do que está fazendo e se dedique como profissional. Por outro lado, é igualmente importante que ele possa contar com boas condições trabalho, que seja reconhecido profissionalmente e que lhe seja garantida uma formação de qualidade que lhe ofereça subsídios para lidar com a complexidade presente na escola. Diante disso, podemos dizer que o PIBID surgiu como uma política educacional de incentivo à docência e apoio aos professores. Não se trata apenas de um suporte aos alunos que precisam de uma atenção especial ou que estão apresentando dificuldades de aprendizagem mas também tem nos propiciado, enquanto futuros educadores, a oportunidade de refletir sobre a nossa prática e sobre a realidade da escola, colaborando com a formação inicial e continuada de professores.
Palavras-chave Formação de professores, Motivação, Contexto escolar
Forma de apresentação..... Oral
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