Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 922

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ariana Colombari de Godoi Floresta
Orientador PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Outros membros Carolina Maffia Vaz de Mello, Emanuelly dos Santos Ferreira, MARA RUBIA MACIEL CARDOSO, Margarida Maria de Assis Neta, Mylene Mayara Santos Dias, Tassiana Elena de Souza, Thiago Nogueira Pinto
Título Atividades lúdicas na promoção da qualidade de vida e de atendimento ao idoso institucionalizado – Relato de Experiência.
Resumo Introdução: O envelhecimento populacional é uma característica da maioria dos países do mundo. O envelhecimento da população brasileira pode ser medido pela proporção de pessoas de 60 anos ou mais na população. Esta aumentou de 4% em 1940 para 11% em 2010. Espera-se que este grupo etário, que era formado por 20,6 milhões de pessoas em 2010, venha a ser constituído por 57 milhões em 20401. O aumento da expectativa de vida associa-se à relativa melhoria no acesso aos serviços de saúde, campanhas nacionais de vacinação, avanços tecnológicos da medicina, melhoria da assistência à mulher e criança, aumento do nível de escolaridade, investimentos na infraestrutura e saneamento básico e à percepção dos indivíduos com relação às enfermidades². Com essa realidade faz-se necessário estimular o idoso a ter mais autonomia em suas atividades cotidianas, além de promover uma melhor assistência proporcionando uma boa qualidade de vida. Nesse contexto a atuação do projeto Outros Socorros objetiva oferecer atividades buscando atender o biopsicossocial do individuo através de dinâmicas que fortalece o autocuidado e a autoestima, desmentindo dessa forma os estereótipos feitos pela mídia e pela sociedade em relação aos idosos. A importância e contribuições dos idosos para o país, são fundamentais para o governo e a sociedade os valorizam, promovendo ações para um envelhecimento digno e saudável. Objetivo: Retratar um relato de experiência das atividades desenvolvidas junto aos idosos do Lar dos Velhinhos, do município de Viçosa-MG. Metodologia: Foram realizadas atividades lúdicas e atendimento individual junto aos idosos institucionalizados no Lar dos Velhinhos em Viçosa-MG, no ano de 2012. Dentre as atividades lúdicas pode-se destacar: jogos, danças, pinturas, musicoterapia. Os atendimentos individuais eram realizados nos quartos dos idosos, permitindo que os indivíduos pudessem expressar seus sentimentos e relatar suas vivencias e experiências. Resultados: o projeto “Outros Socorros” possibilita uma maior interação entre os idosos, através das atividades desenvolvidas além de fazer uma readaptação do atendimento de acordo com as necessidades e problemas de cada indivíduo. Pode-se perceber as expressões faciais e os relatos dos idosos em participar das atividades proposta, em especial o dia da beleza. Houve uma melhora na autoestima, o que nos faz acreditar que essas atividades elevem a autoconfiança do indivíduo como contribuição para a melhoria da saúde. Conclusão: para uma boa qualidade de vida aos idosos faz-se necessário uma assistência humanizada e um cuidado holístico na relação entre o ser cuidado e o cuidador, criando uma relação harmônica entre ambos, proporcionando uma melhoria na qualidade da assistência e consequentemente na qualidade de vida dos idosos.
Palavras-chave Promoção de Saúde, Saúde do Idoso, Autocuidado
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.