Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 921

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física teórica, experimental e de simulação
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBEX Júnior
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor OTACÍLIO ACÁCIO DE OLIVEIRA
Orientador DANIEL RODRIGUES VENTURA
Outros membros GABRIEL DE SOUZA QUIRINO, HUGO MOURO LEÃO, JOÃO VÍTOR BARBOSA DE RESENDE
Título Ciências, Física, Experimentando , Simulando e Descobrindo os Fenômenos
Resumo Repassar o conhecimento das ciências está há muito tempo sendo associado a dificuldades de aprendizagem,devido a uma metodologia distante de ser precisa e eficaz. Tudo isso, muitas vezes privilegia a memorização ao invés de apropriar o entendimento pleno do conteúdo didático. Assim, investigamos como é possível tornar esta disciplina mais significativa e interessante. Uma das maneiras utilizadas foi associá-la ao cotidiano dos alunos e a realização de experimentos. Este trabalho teve como objetivo principal aplicar os conteúdos apresentados nos livros didáticos de maneira experimental de forma que o aluno se sinta motivado e consiga relacionar aquilo que aprende por fórmulas e leis ao que está acontecendo ao seu redor. Atividades experimentais sistemáticas foram elaboradas e aplicadas para ilustrar conteúdos de ciências e montagem de experimentos foram realizados para apresentarem a estudantes das séries do ensino fundamental. Escolas de Viçosa e cidades do entorno serão convidadas a visitarem estas montagens experimentais nas dependências do Colégio de Aplicação COLUNI/UFV. Será realizado um estudo simultâneo de como a inserção destas atividades práticas contribuem na aquisição e a absorção do conhecimento de forma mais clara possível.
A realização de experimentos são formas recreativas de aguçar a curiosidade e possibilitar um conhecimento de maneira investigativa e agradável. Tais experimentos são uma forma acessível de socializar o conhecimento, permitindo as escolas públicas que participarem dos cursos de extensão agregar uma nova metodologia ao seu ensino de ciências de forma clara, sem necessidade de possuir em sua escola um laboratório.
Os professores que estiverem acompanhando seus alunos desenvolverão ainda mais suas habilidades e conhecimentos. Nesta interação, eles se tornarão multiplicadores deste método de ensino nas escolas em que participam.
Com o desenvolvimento das inovações tecnológicas e as facilidades que vieram com a expansão da internet, a comunidade escolar passou, atualmente, a ter diante de si uma série de recursos capazes de aperfeiçoar e tornar mais dinâmico o aprendizado. Vídeos, aulas a distância e enciclopédias colaborativas extremamente abrangentes, tudo isso acessível de qualquer computador com acesso a internet, sendo o computador um objeto muito utilizado e difundido as nossas necessidades. O professor passa a ter como desafio de aproveitar-se dessas novas possibilidades, com o objetivo de ter aulas mais estimulantes. Nossa proposta, basicamente resume em tornar o ensino das ciências mais dinâmico e agradável, aproveitando os recursos experimentais e os digitais para envolver os estudantes, tornando os menos passivos e propiciando a estes melhor entendimento dos fenômenos estudados.
Palavras-chave Tecnologia, Ensino, Animacões.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.