Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 915

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Botânica
Setor Departamento de Biologia Vegetal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aline das Graças Costa
Orientador EDGARD AUGUSTO DE TOLEDO PICOLI
Outros membros Camila Batista da Silva Lopes, Cristina Giulia Pinchetti Nolasco, Karina Lucas Barbosa Lopes Mattos, Tamiris Lopes Elerati
Título Aspectos fisiológicos e discriminação de genótipos quanto à tolerância à seca de ponteiros de eucalipto quando submetidos à simulação de déficit hídrico.
Resumo Considerando ser a restrição hídrica uma das possíveis causas da seca de ponteiros, o presente estudo tem por objetivo avaliar aspectos fisiológicos de genótipos de eucalipto, divergentes quanto ao grau de tolerância à seca de ponteiros, submetidos à simulação de déficit hídrico. O experimento foi realizado em um DBC num esquema fatorial com 4 tratamentos e 4 genótipos. Mudas de eucalipto de 2 meses foram submetidas aos tratamentos: (a) bandejas com lâmina d’água constante de 3 cm, (b) manejo padrão de viveiro, (c) aplicação de 100 mL de solução de 100 g L-1 de polietileno glicol 6000 (PEG) de a cada 48 horas e (d) aplicação de 100 mL de solução de 300 g L-1 de PEG a cada 48 horas. Os genótipos (E. grandis x E. urophylla) foram selecionados conforme sua tolerância à seca de ponteiros: (A) tolerante, (B) medianamente tolerante, (C) informação indisponível e (D) suscetível. As variáveis avaliadas foram: transpiração (E), condutância estomática (gs), fotossíntese (A), eficiência instantânea (A/E) e intrínseca (A/gs) do uso da água e relação (Ci/Ca). Adicionalmente, foi estimado o potencial osmótico da solução do substrato (MPa) de cada recipiente onde foram conduzidas as plantas. A avaliação foi realizada por blocos no período de 9:00 a 11:30 h com o Sistema de Fotossíntese Portátil - IRGA (Infra- Red Gas Analyser) (LCA-4 ADC, Analytical Development Company Limited), sob irradiação constante de 1000 umol m-2s-1, utilizando-se as folhas expandidas do terço médio das plantas. Os dados foram submetidos aos testes de homogeneidade de variâncias, distribuição normal, análise de variância, teste de médias Tukey e a técnica multivariada de variáveis canônicas. As variáveis Ci, A, A/E, A/gs Ci/Ca apresentaram diferenças significativas entre os clones avaliados. Contudo, estas diferenças não permitiram a discriminação dos clones quanto à tolerância à seca de ponteiros. Independentemente do genótipo, foi possível detectar que a redução em A decorre de uma maior restrição em gs. Com a maior disponibilidade de água verificou-se que Ci, E, gs, A e a relação Ci/Ca foram significativamente maiores, enquanto A/E e A/gs apresentaram comportamento inverso. Nesta situação, o clone C apresentou redução expressiva da fotossíntese, sem comprometimento detectável em gs, porém com elevação da relação Ci/Ca, revelando maior imparidade bioquímica para o processo de assimilação carbônica. Na avaliação com base nas variáveis canônicas, a dispersão no gráfico permitiu a discriminação dos genótipos de forma independente dos tratamentos. O decréscimo da disponibilidade de água implicou em diferenças significativas pelo teste de médias das variáveis fisiológicas, apesar destas diferenças não permitirem a discriminação dos genótipos tolerante e suscetível à seca de ponteiros. Por outro lado, a análise de variáveis canônicas permitiu a discriminação dos genótipos de forma independente dos tratamentos.
Palavras-chave seca de ponteiros, eucalipto, aspectos fisiológicos.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.