| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Ensino |
| Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
| Área temática | Educação e formação universitária |
| Setor | Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular |
| Bolsa | PET |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Primeiro autor | Lethícia Ribeiro Henriques |
| Orientador | JOAO PAULO VIANA LEITE |
| Outros membros | Barbara Karina de Menezes Dias, Bruno Paes de Melo, Isaac Filipe Moreira Konig, Raquel Cristina Vieira dos Santos |
| Título | Bases fundamentais para aprendizagem e vivência acadêmica do calouro em Bioquímica |
| Resumo | Como forma de trazer o calouro para a realidade da graduação, o grupo PET Bioquímica realizou o curso intitulado “Bases fundamentais para aprendizagem e vivência acadêmica do calouro em bioquímica”. O curso, com carga horária de 8 horas, foi dividido em tópicos e ministrado na segunda semana de aulas (em maio de 2013), tendo como público alvo os estudantes do primeiro período do curso de Bacharelado em Bioquímica. O ingresso em uma instituição de ensino superior acarreta uma série de desafios, que são muitas vezes considerados complexos e geram insegurança nos calouros. Essa transição para o ensino superior é acompanhada de novidades como: novos amigos, novas formas de estudo, novas regras e normas institucionais, diferentes formas de relacionamento com os professores, e para muitos, nova moradia com distanciamento da família e dos velhos amigos ou a necessidade de conciliar compromissos de trabalho, família e estudo. Assim, a finalidade do curso foi passar conhecimentos básicos úteis principalmente nos primeiros períodos da graduação - como a informática básica - e ao mesmo tempo promover a interação de estudantes mais experientes e os calouros, tornando esses desafios mais simples. Além da interação entre calouros e veteranos o curso visou apresentar e despertar interesse nos estudantes pelo grupo PET e motivar os novatos em relação ao curso de Bioquímica. O curso foi ministrado em 3 dias em horários escolhidos com base na grade dos calouros e abordou os tópicos: orientações gerais sobre a vida acadêmica e os estudos na UFV; elaboração de projetos escritos; busca por artigos em sites de periódicos, criação e atualização de currículo na plataforma Lattes; introdução ao Excel e Power Point; apresentação e manipulação do KIT de modelos moleculares “Construindo as moléculas da vida: DNA – RNAm -Proteína”. Ao final do curso foi aplicado um questionário para avaliar sua estrutura. Com base na análise das respostas dos alunos, notou-se que os resultados esperados foram alcançados, que o curso superou as expectativas dos calouros e que foi de grande ajuda nesse início na universidade. |
| Palavras-chave | PET, Bioquímica, vivência acadêmica |
| Forma de apresentação..... | Painel |