Resumo |
O PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. É um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aberto a todas as instituições públicas de ensino superior que têm cursos de licenciatura. Seu objetivo principal é contribuir para melhor formação de licenciandos por meio da concessão de bolsas de iniciação para alunos, coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas. O PIBID da Matemática (Edital 2011) da UFV, campus Viçosa, conta com a participação de quinze licenciandos e três professores de escolas públicas da cidade que atuam como supervisores. O programa, na área de Matemática, é realizado de forma dinâmica utilizando atividades como atendimentos extraclasses e cinemas nas escolas, mostrando filmes relacionados à disciplina. Os bolsistas também participam de eventos fora da universidade, como o Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM), Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), dentre outros; além de participarem de minicursos de capacitação de professores do ensino básico. Outra atividade de destaque realizada nas escolas é a Gincana, voltada para alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, na área da Matemática. A Gincana é um conjunto de tarefas realizadas entre grupos diversos e busca atiçar ou aprimorar as habilidades físicas e mentais dos participantes. Ela tem por finalidade despertar o interesse dos alunos para a matéria através de atividades lúdicas e interdisciplinares, como, por exemplo, aquelas que relacionam a disciplina de Matemática com a de Educação Física, já que a interdisciplinaridade é uma forma de chegar a um estágio onde não teria mais fronteiras entre as disciplinas. A Gincana também incentiva e proporciona a interação de três escolas estaduais de Viçosa: Raul de Leoni, Effie Rolfs e Santa Rita de Cássia, o que traz benefícios para os alunos. Esta interação entre os participantes possibilita um ambiente agradável com troca de experiências e é peça fundamental para a concretização do processo ensino-aprendizagem. |