Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 906

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Envelhecimento e qualidade de vida
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Laís Rodrigues do Vale
Orientador JOAO CARLOS BOUZAS MARINS
Outros membros Débora Dornelas Ferreira Tavares, Renata Aparecida Rodrigues de Oliveira, Rômulo José Mota Júnior
Título Diagnóstico do Nível Pressórico de Professoras de Escolas da Rede Pública do Município de Viçosa- MG
Resumo INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial por lesionar o sistema circulatório é considerada uma das principais causas das doenças cardiovasculares. É comprovado que a prática de atividade física regular, assim como a adoção de outros hábitos saudáveis associados são eficientes tanto na prevenção, quanto no tratamento da hipertensão. OBJETIVO: Diagnosticar e classificar o nível pressórico de professoras de escolas públicas de Viçosa- MG, estratificado pela faixa etária. MATERIAIS E METODOS: Trata-se de um estudo transversal composto por uma amostra de 139 professoras de escolas públicas da cidade de Viçosa-MG, com idade média 44,0 (9,8) anos. A aferição da pressão arterial (PA) foi realizada depois de 5 minutos de repouso na posição sentada, através do método auscultatório. A classificação foi realizada de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, como: normotensas PAS <130 mmHg e PAD < 85 mmHg; limítrofe PAS 130 a 139 mmHg e PAD 85 a 89 mmHg; hipertensas estágio-1 PAS 140 a 159 mmHg e PAD 90 a 99 mmHg; hipertensas estágio-2 PAS 160 a 179 mmHg e PAD 100 a 109 mmHg; hipertensão estágio-3 PAS >180 mmHg e PAD > 110mmHg. Para a classificação da PA as avaliadas foram divididas em três grupos, sendo o primeiro <30 anos (G-1) (n=15), o segundo de 30 a 40 anos (G-2) (n=34) e o terceiro >40 anos (G-3) (n=90). A análise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e do cálculo das prevalências. RESULTADOS: Na amostra estudada foi encontrada uma média e desvio padrão (dp) de PAS 112 (12,86) mmHg, e PAD 71 (9,71) mmHg. Sendo que, 6,5% estavam na faixa limítrofe e 7,9% das avaliadas estavam com pressão alta (PAS > 140mmHg e PAD > 90mmHg). A PAS apresentou 7,9% de valores limítrofes, 4,3% de hipertensão estágio-1 e 0,7% de hipertensão estágio-2; enquanto a PAD apresentou 0,7% de valores limítrofes; 5,8% de hipertensão estágio-1 e 0,7% de hipertensão estágio-2. O G-1 apresentou média e (dp) de PAS 106 (9,86) mmHg e PAD 68(7,7) mmHg, sendo todos normotensos. No grupo G-2 a média e (dp) de PAS foi de 109 (10,13) mmHg e PAD 68 (8,35) mmHg, com apenas 2,9% de hipertensão estágio-1. Enquanto no grupo G-3 a média e (dp) de PAS foi 114 (13,7) mmHg e PAD 73 (10,1) mmHg, com 10% de hipertensão estágio-1 e 1,1% de hipertensão estágio-2. CONCLUSÃO: A maior parte das professoras avaliadas apresentaram uma PAS e PAD dentro de uma faixa considerada normal, estando abaixo da prevalência nacional. A pressão arterial apresentou tendência de aumento com o avançar da idade. É interessante que se reforce a importância da prática de atividade física regular associada a hábitos saudáveis, para que estes resultados apresentem melhora, ou que ao menos se mantenham com o aumento da idade.
Palavras-chave Hipertensão, Atvidade Física, Mulheres
Forma de apresentação..... Painel
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