Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 903

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aline Juliana de Souza Pereira
Orientador WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA
Outros membros Denise Costa Rosa
Título Trajetórias escolares de irmãos de camadas populares e o ingresso na universidade pública
Resumo No Brasil, estudos sobre trajetórias escolares de universitários de camadas populares, como, por exemplo, Portes (1993, 2001); Viana (1998, 2000); Lacerda (2006); Nogueira (2006), têm indicado a importância das práticas familiares na constituição dos percursos escolares de jovens oriundos desse meio social, os quais de modo geral são considerados trajetórias escolares estatisticamente improváveis, dadas as desigualdades do sistema educacional brasileiro. Tais pesquisas abordam a importância da mobilização parental e dos próprios sujeitos – a qual em muitos casos é intensa e por um longo período de tempo – na constituição de percursos escolares longos. Estes trabalhos, no entanto, apesar de destacarem a participação de todos os membros da família, dentre eles dos irmãos, na constituição dos percursos escolares atípicos, não estudam especificamente as práticas desses membros da família e o peso dessas práticas na constituição dos percursos escolares. Assim, partindo-se da hipótese de que dentre os elementos explicativos dos percursos escolares improváveis encontra-se a solidariedade entre os irmãos, especialmente dentre aqueles que se originam dos meios populares, esta pesquisa objetiva conhecer, descrever e analisar trajetórias escolares de irmãos oriundos de camadas populares que ingressaram na Universidade Federal de Viçosa (UFV), nos mesmos cursos de graduação ou em áreas do conhecimento correlatas. No estudo da constituição desses percursos escolares são utilizadas as noções de herança cultural (BOURDIEU, 1998); de relação com o saber (CHARLOT, 2000) e ofício de aluno (PERRENOUD, 1995). Para a consecução dessa pesquisa foram realizadas entrevistas semi-estruturadas, junto a irmãos universitários: dois irmãos, ambos do sexo masculino, graduandos em medicina; duas irmãs, uma do curso de ciências sociais e a outra do curso de pedagogia; e mais duas irmãs, ambas do curso de pedagogia. A seleção dos mesmos ocorreu a partir de indicação de estudantes que conheciam os irmãos matriculados em diferentes cursos de graduação da UFV. A análise dos dados coletados indicia (i) a importância de se considerar toda a fratria no estudo de trajetórias escolares longas de estudantes de camadas populares, pois entre os irmãos ocorre um apoio que é ao mesmo tempo, afetivo, moral e escolar; (ii) um dos irmãos, em função do lugar ocupado na configuração familiar, assume a formulação dos princípios de ação em favor dos projetos escolares e sociais da família. Os irmãos mais velhos, mesmo inconscientemente, exercem influência sobre os mais novos no que concerne a escolarização; (iii) as famílias estudadas, embora sejam todas pertencentes às camadas populares, são heterogêneas no que tange a condição econômica e à ideia da importância do ensino superior como promotor de uma ascensão econômica e social; (iv) todos os irmãos tiveram referências exteriores à família no que tange a decisão de ingressar no nível superior, sobretudo de seus professores do ensino médio.
Palavras-chave SOLIDARIEDADE FRATERNAL, CAMADAS POPULARES, MOBILIZAÇÃO FAMILIAR
Forma de apresentação..... Oral
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