Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 90

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Aline Oliveira dos Santos
Orientador THALES NICOLAU PRIMOLA GOMES
Título "Caderno Didático-Prático de Basquetebol"
Resumo Introdução: A dinamização do processo de ensino, bem como o desenvolvimento de ferramentas didáticas, são pilares essenciais para a construção dos saberes no espaço acadêmico. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores apontam para a valorização do ensino, superando o modelo de “complementação pedagógica”, que privilegia o conhecimento técnico sem oferecer o devido acompanhamento didático para a aplicação desse conhecimento.
Objetivos: Construção de um Caderno Didático- Prático de Basquetebol para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Basquetebol do departamento de Educação Física da UFV.
Metodologia: As atividades foram aplicadas no período de Novembro de 2012 a Maio de 2013 para alunos do 4º período, durante 15 aulas. Em cada aula houve cerca de 5 minutos para discussão, onde indicaram possíveis sugestões ou adaptações. Ao final foram aplicados questionários como meio de avaliação. Antes de cada aula prática, o bolsista se reunia com o professor da disciplina para discutir em conjunto as atividades a serem ministradas. Assim, para cada aula, foi feito um roteiro, previamente disponibilizado aos alunos.
Resultados: Os roteiros foram os seguintes: Características do Jogo, Manejo do corpo, Manejo de bola, Posição Básica do corpo, Modo de segurar a bola, Recepção de bola, Passe, Arremesso, Drible, Giros, Mudança de Direção, Fintas e Rebotes, Analise de vídeo e Visita ao Minas Tênis Clube. Foram respondidos 44 questionários avaliativos, sendo 27 homens e 17 mulheres. Destes, 32 estudantes nunca tiveram contato com a modalidade, 27 que o basquetebol é importante para sua prática profissional, 26 que se concentraram mais na aula com a estratégia adotada, 30 que possuem dificuldade com a modalidade e 40 acreditam ser necessário aprender para ensinar.
Conclusão: Foram montados quinze roteiros de aulas práticas de Basquetebol, o que, numa etapa futura deste projeto, será base para a montagem do Caderno Didático- Prático de Basquetebol. Além disso, a grande maioria dos alunos nunca teve contato com a modalidade, possuindo baixa experiência esportiva, o que dificultou o processo de ensino aprendizagem.
Palavras-chave Educação Física, Ensino- Aprendizagem, Basquetebol
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,76 segundos.