ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Educação e formação universitária |
Setor | Departamento de Educação Física |
Bolsa | FUNARBEN |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Aline Oliveira dos Santos |
Orientador | THALES NICOLAU PRIMOLA GOMES |
Título | "Caderno Didático-Prático de Basquetebol" |
Resumo | Introdução: A dinamização do processo de ensino, bem como o desenvolvimento de ferramentas didáticas, são pilares essenciais para a construção dos saberes no espaço acadêmico. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores apontam para a valorização do ensino, superando o modelo de “complementação pedagógica”, que privilegia o conhecimento técnico sem oferecer o devido acompanhamento didático para a aplicação desse conhecimento. Objetivos: Construção de um Caderno Didático- Prático de Basquetebol para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Basquetebol do departamento de Educação Física da UFV. Metodologia: As atividades foram aplicadas no período de Novembro de 2012 a Maio de 2013 para alunos do 4º período, durante 15 aulas. Em cada aula houve cerca de 5 minutos para discussão, onde indicaram possíveis sugestões ou adaptações. Ao final foram aplicados questionários como meio de avaliação. Antes de cada aula prática, o bolsista se reunia com o professor da disciplina para discutir em conjunto as atividades a serem ministradas. Assim, para cada aula, foi feito um roteiro, previamente disponibilizado aos alunos. Resultados: Os roteiros foram os seguintes: Características do Jogo, Manejo do corpo, Manejo de bola, Posição Básica do corpo, Modo de segurar a bola, Recepção de bola, Passe, Arremesso, Drible, Giros, Mudança de Direção, Fintas e Rebotes, Analise de vídeo e Visita ao Minas Tênis Clube. Foram respondidos 44 questionários avaliativos, sendo 27 homens e 17 mulheres. Destes, 32 estudantes nunca tiveram contato com a modalidade, 27 que o basquetebol é importante para sua prática profissional, 26 que se concentraram mais na aula com a estratégia adotada, 30 que possuem dificuldade com a modalidade e 40 acreditam ser necessário aprender para ensinar. Conclusão: Foram montados quinze roteiros de aulas práticas de Basquetebol, o que, numa etapa futura deste projeto, será base para a montagem do Caderno Didático- Prático de Basquetebol. Além disso, a grande maioria dos alunos nunca teve contato com a modalidade, possuindo baixa experiência esportiva, o que dificultou o processo de ensino aprendizagem. |
Palavras-chave | Educação Física, Ensino- Aprendizagem, Basquetebol |
Forma de apresentação..... | Painel |