ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Educação, infância e família |
Setor |
Departamento de Educação |
Bolsa |
PIBIC/CNPq |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
CNPq |
Primeiro autor |
Vanessa Rosado Ferreira |
Orientador |
WANIA MARIA GUIMARAES LACERDA |
Título |
Escolha do estabelecimento de ensino: o caso das Escolas Estaduais Alice Loureiro e Raul de Leoni |
Resumo |
Esta pesquisa foi realizada no período de agosto/2012 a julho/2013. Objetivou-se compreender as estratégias de escolhas dos estabelecimentos de ensino médio empreendidas pelas famílias e suas relações com as lógicas de quase-mercado educacional na cidade de Viçosa, MG. O lócus de desenvolvimento da pesquisa foram as Escolas Estaduais Alice Loureiro e Raul de Leoni. Os dados foram produzidos por meio de entrevista realizada junto aos gestores dessas escolas. Também foram utilizadas as informações disponíveis no site www.qedu.org.br. Trata-se dos dados dos questionários contextuais aplicados no âmbito da Prova Brasil 2011, bem como os dados sobre a proficiência dos estudantes. As duas escolas pesquisadas localizam-se em bairros afastados do centro da cidade e a composição social do alunado é relativamente baixa. O nível socioeconômico da Escola Estadual Alice Loureito é 4,7 e da Escola Estadual Raul de Leoni é 4,5. Tais condições indiciam que as famílias cujos filhos encontram-se matriculados nessas escolas públicas não dispõem de recursos materiais para matricularem seus filhos em estabelecimentos privados. Os dados sobre a escolarização dos pais - 43% das mães dos estudantes da Escola Estadual Alice Loureiro e 14% das mães da Escola Estadual Raul de Leoni - concluíram o ensino fundamental, mais elevado nível de ensino alcançado pelas mães dessas escolas, indicam que essas mâes não possuem recursos simbólicos que poderia viabilizar a escolha de estabelecimentos de ensino públicos de maior prestígio que aqueles nos quais os filhos se encontram matriculados. Os dados das entrevistas com os diretores desses dois estabelecimentos indicam que eles atribuem o resultados que essas escolas veem obtendo nas avaliações externas ao desinteresse dos alunos pelos estudos em contraponto ao interesse em ingressar precocemente no mercado de trabalho. De acordo com os entrevistados, as famílias residentes no bairro onde se localiza a escola e que possuem condições econômicas enviam seus filhos para outras escolas. Este relato indica que algumas famílias residentes nesse bairro e que utilizam o sistema público de educação utilizam práticas de evitamento de determinados estabelecimentos escolares, recorrendo a diversas estratégias para burlar as regras de zoneamento escolar. |
Palavras-chave |
escolha do estabelecimento de ensino, práticas de evitamento, educação básica |
Forma de apresentação..... |
Painel |