Resumo |
Ao iniciar o ano letivo de 2012, a equipe de profissionais responsáveis pela sala 3 que atende crianças de 3 a 4 anos de idade do LDI buscou levantar junto às crianças temas de interesse para desenvolver um projeto. Após apresentação de vídeos introdutórios sobre diversos temas (insetos, dinossauros, etc) as crianças mostraram interesse pelos insetos, passando a procurá-los pelo espaço da instituição. Deu-se então a gênese do projeto intitulado “Vida de Inseto”. As crianças se mostraram curiosas a respeito do assunto e ansiosas junto às professoras por mais informações. Objetivou-se com este projeto auxiliar o desenvolvimento integral da criança através de atividades interessantes e lúdicas, apresentar diferentes insetos e suas características, contribuir para despertar nas crianças o interesse pela pesquisa e promover o envolvimento das famílias neste trabalho. Segundo Harris (2005), desenvolvimento de projetos na Educação Infantil é um eficiente caminho para alcançar com sucesso os objetivos desse nível de ensino, priorizando o interesse das crianças, explorando temas interessantes a elas, além de usar como medidor da eficácia das atividades o próprio interesse da criança, usando-o como norteador para o planejamento das atividades. Abarcando todas as áreas do conhecimento, a metodologia utilizada engloba atividades como classificação e contagem de insetos; apresentação de fichas de linguagem relacionadas ao tema; histórias e poemas; vídeos; visitas (apiário e entomologia); degustação de mel; produção de sons e movimentos dos insetos; observação do desenvolvimento de uma lagarta; Baú Vida de Inseto, um informativo semanal que cada criança levou para a casa e pesquisou com sua família sobre um inseto, oportunizando o envolvimento da família e despertando e aguçando na criança o espírito investigativo. O culminar do projeto se deu com uma confraternização no Recanto das Cigarras, para a qual os familiares também foram convidados, onde as crianças ouviram a história de fantoche “A Lagarta Nina e o Casulo Casé”. Ao findar do projeto, permaneceu a sensação de dever cumprido por parte da equipe da Sala 3, com inúmeras oportunidades exploradas e a satisfação das crianças. Exemplo disso é o fato de que cada vez que toca-se no nome de algum inseto, a criança responsável por pesquisá-lo para o informativo logo se manifesta e conta algo sobre o inseto. O projeto colaborou para o desenvolvimento físico-motor, moral, social, afetivo e cognitivo das crianças por meio de metodologia que explorou as linguagens e as diversas áreas do conhecimento em atividades lúdicas e cujo tema despertou interesse das crianças. E permitiu o desenvolvimento de metodologia de ensino que colaborou para nossa formação como professoras da educação infantil.A afetividade que permeou a ação dos profissionais, crianças e suas famílias sem dúvida garantiu o sucesso deste projeto como uma efetiva metodologia de ensino. |