Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 874

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Priscila da Silva Ferreira
Orientador PAULO ROBERTO DOS SANTOS AMORIM
Outros membros Sabrina Fontes Domingues
Título Análise dos comportamentos ativos e sedentários durante o período escolar
Resumo A Educação Física escolar é uma das principais oportunidades de acesso das crianças e adolescentes à prática de atividade física regular e orientada, contudo seu impacto sobre o nível de atividade física habitual no período escolar não tem sido extensivamente estudado com medida objetiva. O interesse da comunidade em relação à saúde pública cresce cada vez mais no intuito de potencializar as contribuições da Educação Física Escolar e para poder elaborar um planejamento correto com esse enfoque epidemiológico, é necessário analisar de que forma as crianças se comportam durante o período escolar, em relação ao seu comportamento ativo e sedentário, visto que esta idade é decisiva na alteração e aquisição de vida saudável, no qual se inclui a prática de atividade física. Objetivo: comparar o tempo de atividade física moderada a vigorosa, entre os dias sem aula de Educação Física e os dias com aula de Educação Física. Metodologia: A amostra constituiu-se de 151 escolares (81 meninas e 70 meninos) com 10 anos de idade matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental em 11 escolas (3 privadas e 8 públicas) pertencentes ao município de Viçosa-MG. Foram mensuradas a massa corporal e a estatura, além da quantidade de movimentos realizados a cada 5 segundos durante o período escolar ao longo de 5 dias de aula consecutivos através do acelerômetro ActiGraphGT3X. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva para os dados gerais. Para avaliação das diferenças entre as medianas apresentadas entre os tipos de aulas utilizou-se Wilcoxon (p≤0,05). A caracterização da amostra foi realizada a partir das medidas de massa corporal =36,57 ± 8,71, estatura =1,44±0,07 e IMC =17,42 ±3,17. Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa (p=0,000) entre os dias de aulas, sendo que o tempo de atividade física moderada a vigorosa em minutos foi superior nos dias de aula de Educação Física (13 minutos) em relação aos dias de aulas sem Educação Física (6 minutos). Conclusão: O tempo de atividade física moderada a vigorosa nos dias de aula de Educação Física é superior aos dias sem aula de Educação Física, demonstrando assim um fator positivo para o aumento do nível de atividade física habitual.
Palavras-chave Adolescentes, Acelerometria, Educação Física
Forma de apresentação..... Oral
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