Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 871

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor CAIO DE OLIVEIRA COSTA
Orientador EMERICH MICHEL DE SOUSA
Título Química Forense e a aplicação dos conhecimentos de sala de aula
Resumo A Química Forense é o ramo da química aplicado à perícia de eventos que, de algum modo, se relacionam à matéria e suas propriedades.A partir desse assunto, utilizou-se o princípio do Método do Caso de Ensino, que consiste na simulação, em forma de texto, de situações em que determinada área de conhecimento possa ser aplicada. É um recurso flexível, podendo ser direcionado à qualquer público-alvo, o que o torna uma estratégia educacional muito eficaz. A descrição de uma situação verossímil e sua posterior análise e resolução permite ao aluno maior compreensão de conceitos. Além disso, por relatar exemplos práticos de uma área de conhecimento, possibilita a visão de um problema sob diferentes aspectos, estimulando o uso de habilidades analíticas para alcançar sua solução. Nesse projeto, aplicou-se o Método do Caso de Ensino à Química Forense, com o intuito de levar alunos do ensino médio a refletirem sobre a importância e o amplo campo de atuação dessa área; adquirirem conhecimento sobre a metodologia de um perito laboratorial e práticas comuns na solução de eventos forenses. Para essa finalidade, foram exploradas duas faces dessa ciência: a perícia ambiental e a perícia industrial. Na primeira, foi simulado um crime ambiental em que o evento analisado foi a mortalidade de pássaros por envenenamento. Já na parte industrial o caso baseou-se na falsificação de obras de arte, cuja resolução envolveu processos químicos, como a Fluorescência de Raios X, por exemplo. Para a montagem dos casos partiu-se de pesquisas sobre os eventos analisados e técnicas utilizadas para sua solução, aplicando no texto as informações adquiridas. As duas histórias apresentaram cenários adequados à nossa realidade, com presença de redes sociais (como o Facebook), eletrônicos e outros mecanismos que contribuem para desenvolver nos leitores maior interesse e envolvimento com a história, o que é um fator essencial para o cumprimento do objetivo do projeto. Para o encerramento do mesmo, após a conclusão dos casos ambiental e industrial, foi realizada uma prática de cromatografia em laboratório, que é um dos processos químicos importantes para a perícia forense. Com isso buscou-se a complementação do trabalho com uma atividade prática, de maneira a obter uma maior aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula.
Palavras-chave Educação em Química, Química Forense, Caso de Ensino
Forma de apresentação..... Painel
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