Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 854

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Lingüística e semiótica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor KAREN VIEIRA DA SILVA
Orientador RENATA RENA RODRIGUES
Outros membros MARINA RESENDE SANTOS
Título A construção do objeto discursivo Coluni: Melhor Colégio do Mundo em Suportes Digitais
Resumo A diversificação e expansão do campo comunicacional, promovida pelas inovações tecnológicas, estabelecem novas relações e práticas sociais entre seus interlocutores. Pressupondo que a linguagem, enquanto discurso, é interação, a proposta dessa pesquisa é analisar a construção do enunciado Coluni: melhor colégio do mundo, dentro do complexo de gêneros do suporte digital Facebook. O ponto de partida surgiu da observação da materialização desse conjunto de enunciações sobre o CAp-Coluni em espaços digitais como uma oportunidade de explorar os laços sociais, isto é, as inter-relações e os sentimentos construídos pelos alunos, que sustentam a criação e a formação do objeto investigado dentro de um veículo discursivo e ideológico coletivo intensamente usado pelos estudantes. Em função da complexidade e da pluralidade de gêneros do Facebook, assim como do seu grande contingente de enunciadores, tem-se como objetivo limitar a investigação da ideia de “melhor colégio do mundo” a uma de suas principais ferramentas multifuncionais, os Grupos, mais especificadamente, o Triênio 11-13. Esse corpus representa um recorte necessário para a determinação mais objetiva de qual comunidade discursiva será trabalhada, visto que esse grupo é um espaço dinâmico criado e acessível apenas pelos estudantes do Coluni nos anos de 2011 a 2013. A proposta teórico-metodológica se norteará pela Análise Crítica do Discurso buscando os conceitos em Foucault (2006); Brandão (2004) e Fairclough (2001). Considerando a observação metodológica das três dimensões da análise crítica do discurso, pretende-se verificar como se apresenta a dinâmica entre o texto, a prática discursiva e a prática social da construção da enunciação Coluni melhor colégio do mundo. Assim, a partir das observações preliminares, é possível perceber que o discurso dos gêneros digitais analisados sinaliza uma ideia de pertencimento/ familiaridade dentro dos grupos. Compartilhar a enunciação em questão reforça tal ideia e confere aos participantes uma espécie de legitimidade para proferi-la. A exaltação dessa enunciação é decisiva na divulgação e promoção do discurso “Coluni: Melhor Colégio do Mundo”, fomentando a criação e a adoração de uma identidade cultural “Ser Aluno do Coluni”, baseada em uma série de tradições e eventos próprios.
Palavras-chave COLUNI, SUPORTES DIGITAIS, DISCURSO
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.