Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 841

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação e formação universitária
Setor Departamento de Matemática
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Jackson Luiz Orione Rafael Cunha
Orientador FERNANDA MOURA DE OLIVEIRA
Outros membros ANDERSON LUIS ALBUQUERQUE DE ARAUJO, GLAUCIA APARECIDA SOARES MIRANDA, LAERTE DIAS DE CARVALHO, MARGARETH DA SILVA ALVES, ROSANE SOARES MOREIRA VIANA
Título Capacitando estudantes para a olimpíada de matemática
Resumo O ensino de Matemática nas escolas públicas possui inúmeros problemas, entre eles a dificuldade de fazer com que os alunos se sintam atraídos pela ciência. Novos métodos de ensino vem sendo estudados, e é indiscutível que a melhor estratégia para despertar o interesse do aluno é explorar o prazer que uma nova descoberta promove. É nesse meio que surge a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, que vem desde 2005 envolvendo alunos do Brasil inteiro e revelando jovens talentos. Observando a dificuldade encontrada pelos alunos na resolução de problemas não convencionais, como os propostos nas olimpíadas de matemática, foi criado em 2007 o projeto “Capacitando Estudantes do 6° e 7° anos do ensino fundamental para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas”, cujo objetivo é estimular e auxiliar os alunos, promovendo a divulgação e difusão da Matemática através do estudo de questões olímpicas. Num primeiro momento fizemos uma apresentação do projeto nas escolas de Viçosa e repassamos o calendário dos encontros realizados no Pavilhão de aulas da UFV até a primeira fase da prova da OBMEP, e nestes encontros trabalhamos vários exercícios de edições anteriores de provas da OBMEP e de outras olimpíadas de matemática, onde contamos com o auxílio de aproximadamente trinta colaboradores do projeto, que são estudantes do curso de Matemática. Realizamos também encontros em algumas cidades da região, como Ponte Nova, Coimbra, São Geraldo, Guiricema, Cajuri, Ubá, entre outras. Para a preparação de cada lista de exercícios, a coordenadora do projeto, o bolsista e os colaboradores se reúnem com o objetivo de discutir, de forma crítica, todas as questões que serão trabalhadas com os alunos. Atualmente as atividades estão sendo realizadas com os alunos classificados para a segunda fase da OBMEP e vale ressaltar que até o momento o projeto atendeu aproximadamente quinhentos estudantes de Viçosa e região, sendo perceptível um amadurecimento matemático dos alunos que participam do projeto com uma maior frequência. A previsão para a liberação do resultado da segunda fase da OBMEP é dia 29 de novembro e, logo após, será feito um levantamento do desempenho dos alunos que participaram dos encontros oferecidos pelo projeto.
Palavras-chave Ensino, Matemática, OBMEP
Forma de apresentação..... Painel
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