Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 831

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Agricultura, agroecologia e meio ambiente
Setor Departamento de Entomologia
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Kevin Tanure Santos Correia
Orientador WEYDER CRISTIANO SANTANA
Outros membros Camila Tiaki Arita, Rodrigo Almeida Santos
Título Introdução da criação de abelhas em sistemas agroflorestais no município de Araponga, zona da mata mineira
Resumo Os métodos convencionais de produção advindos da Revolução Verde, com o emprego constante de insumos externos à propriedade e de caráter não renováveis, são as principais causas para inúmeros processos de fragilização dos agroecossistemas e quedas de produtividade. A busca constante por métodos sustentáveis de manejo dos agroecossistemas é a força que impulsiona a consolidação de relações harmoniosas entre homem e natureza, visando a produção com a manutenção da diversidade. Nesse sentido, a Agrofloresta se encaixa como uma estratégia de manejo segundo práticas socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. Nestes sistemas produtivos a presença de insetos polinizadores é constantemente relatada, característica que se explica em função da semelhança que estes apresentam em relação aos ecossistemas naturais habitados, especialmente por abelhas. A introdução da criação de abelhas em sistemas agroflorestais se constitui em uma prática que visa o aumento da produtividade, bem como a obtenção de produtos apícolas. Dessa forma, com a realização de oficinas participativas na Escola Família Agrícola Puris, Araponga-MG (EFA–Puris), vem sendo realizada a construção coletiva do conhecimento sobre o manejo de abelhas melíferas com ênfase na produção dentro do sistema agroflorestal. Das oficinas são produzidos resumos sobre os temas abordados, os quais são sistematizados obtendo-se material que serve para a multiplicação do conhecimento gerado com as dinâmicas. Ao longo do projeto, o manejo do apiário (atividade prática) vem sendo realizado conforme os princípios norteadores do manejo agroflorestal, de modo que é possível verificar a interrelação que as diferentes atividades apresentam, visando à exequibilidade conjunta das mesmas para a obtenção de maior rendimento dentro do sistema de manejo escolhido. Os vinte e quatro estudantes que participam do projeto estão se consolidando como multiplicadores do conhecimento sobre o manejo de abelhas em sistemas agroflorestais e poderão se tornar agentes de execução e disseminação desse conhecimento, atuando como peças-chave na produção e conservação dos agroecossistemas.
Palavras-chave Agroecologia, Educação, Apicultura
Forma de apresentação..... Painel
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