ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Agricultura, agroecologia e meio ambiente |
Setor |
Departamento de Entomologia |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Sim |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Kevin Tanure Santos Correia |
Orientador |
WEYDER CRISTIANO SANTANA |
Outros membros |
Camila Tiaki Arita, Rodrigo Almeida Santos |
Título |
Introdução da criação de abelhas em sistemas agroflorestais no município de Araponga, zona da mata mineira |
Resumo |
Os métodos convencionais de produção advindos da Revolução Verde, com o emprego constante de insumos externos à propriedade e de caráter não renováveis, são as principais causas para inúmeros processos de fragilização dos agroecossistemas e quedas de produtividade. A busca constante por métodos sustentáveis de manejo dos agroecossistemas é a força que impulsiona a consolidação de relações harmoniosas entre homem e natureza, visando a produção com a manutenção da diversidade. Nesse sentido, a Agrofloresta se encaixa como uma estratégia de manejo segundo práticas socialmente justas, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. Nestes sistemas produtivos a presença de insetos polinizadores é constantemente relatada, característica que se explica em função da semelhança que estes apresentam em relação aos ecossistemas naturais habitados, especialmente por abelhas. A introdução da criação de abelhas em sistemas agroflorestais se constitui em uma prática que visa o aumento da produtividade, bem como a obtenção de produtos apícolas. Dessa forma, com a realização de oficinas participativas na Escola Família Agrícola Puris, Araponga-MG (EFA–Puris), vem sendo realizada a construção coletiva do conhecimento sobre o manejo de abelhas melíferas com ênfase na produção dentro do sistema agroflorestal. Das oficinas são produzidos resumos sobre os temas abordados, os quais são sistematizados obtendo-se material que serve para a multiplicação do conhecimento gerado com as dinâmicas. Ao longo do projeto, o manejo do apiário (atividade prática) vem sendo realizado conforme os princípios norteadores do manejo agroflorestal, de modo que é possível verificar a interrelação que as diferentes atividades apresentam, visando à exequibilidade conjunta das mesmas para a obtenção de maior rendimento dentro do sistema de manejo escolhido. Os vinte e quatro estudantes que participam do projeto estão se consolidando como multiplicadores do conhecimento sobre o manejo de abelhas em sistemas agroflorestais e poderão se tornar agentes de execução e disseminação desse conhecimento, atuando como peças-chave na produção e conservação dos agroecossistemas. |
Palavras-chave |
Agroecologia, Educação, Apicultura |
Forma de apresentação..... |
Painel |