Resumo |
INTRODUÇÃO: O Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, foi concebido com intuito de democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, buscando o desenvolvimento integral de crianças e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. No ano de 2010 o programa foi acrescido com Programas Especiais, dentre eles cabe citar o Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados (PSTEA). No ano de 2011, a Universidade Federal de Viçosa foi contemplada em edital com este programa que objetiva democratizar o acesso ao esporte educacional às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, na faixa etária de 6 a 24 anos, e contribuir com os processos inclusivos. O convênio iniciou-se em novembro de 2011, sendo o início do período de implementação em abril de 2012 e o término do ciclo pedagógico em abril de 2014. A equipe de trabalho é composta por 2 estudantes de pós-graduação e 5 estudantes de graduação em Educação Física e as principais ações são as intervenções, reuniões pedagógicas e administrativas e grupos de estudos. Pedagogicamente o programa é dividido em ciclos pedagógicos, com duração de três meses, no qual são oferecidas atividades esportivas (coletivas e individuais) e atividades complementares, três vezes por semana com duração de 2 horas. As atividades complementares contemplam dinâmicas de grupo com os pais e os beneficiados, atividades circenses, recreativas, educacionais, culturais, ambientais. Ao final de cada ciclo aplica-se questionários disponibilizados pelo Ministério do Esporte que têm como referência os Fundamentos Pedagógicos do Programa. Como avaliação complementar foi elaborado um questionário para verificar a satisfação dos participantes e de seus cuidadores com as atividades desenvolvidas até o momento. A partir da análise dos resultados obtidos pode-se destacar a ênfase no aspecto positivo da oportunidade de vivência de práticas esportivas de cunho educacional, de interação e de cooperação entre os participantes o que tem contribuído para os processos inclusivos e a formação social dos beneficiados, fatores imprescindíveis para o desenvolvimento integral do indivíduo. |