Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 826

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Esporte, saúde e lazer
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Liana do Vale Reis
Orientador EVELINE TORRES PEREIRA
Outros membros Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Eduardo Morais Uba e Silva, Linara Moreira Perim, Ludmila Cristina Silva Martins, Renata Machado Teixeira, Sabrina Souza Corrêa
Título Programa Segundo Tempo - Esportes Adaptados
Resumo INTRODUÇÃO: O Programa Segundo Tempo do Ministério do Esporte, foi concebido com intuito de democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte, buscando o desenvolvimento integral de crianças e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, principalmente em áreas de vulnerabilidade social. No ano de 2010 o programa foi acrescido com Programas Especiais, dentre eles cabe citar o Programa Segundo Tempo Esportes Adaptados (PSTEA). No ano de 2011, a Universidade Federal de Viçosa foi contemplada em edital com este programa que objetiva democratizar o acesso ao esporte educacional às pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais, na faixa etária de 6 a 24 anos, e contribuir com os processos inclusivos. O convênio iniciou-se em novembro de 2011, sendo o início do período de implementação em abril de 2012 e o término do ciclo pedagógico em abril de 2014. A equipe de trabalho é composta por 2 estudantes de pós-graduação e 5 estudantes de graduação em Educação Física e as principais ações são as intervenções, reuniões pedagógicas e administrativas e grupos de estudos. Pedagogicamente o programa é dividido em ciclos pedagógicos, com duração de três meses, no qual são oferecidas atividades esportivas (coletivas e individuais) e atividades complementares, três vezes por semana com duração de 2 horas. As atividades complementares contemplam dinâmicas de grupo com os pais e os beneficiados, atividades circenses, recreativas, educacionais, culturais, ambientais. Ao final de cada ciclo aplica-se questionários disponibilizados pelo Ministério do Esporte que têm como referência os Fundamentos Pedagógicos do Programa. Como avaliação complementar foi elaborado um questionário para verificar a satisfação dos participantes e de seus cuidadores com as atividades desenvolvidas até o momento. A partir da análise dos resultados obtidos pode-se destacar a ênfase no aspecto positivo da oportunidade de vivência de práticas esportivas de cunho educacional, de interação e de cooperação entre os participantes o que tem contribuído para os processos inclusivos e a formação social dos beneficiados, fatores imprescindíveis para o desenvolvimento integral do indivíduo.
Palavras-chave Esporte Educacional, Esporte Adaptado, Pessoa com Deficiência
Forma de apresentação..... Painel
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