Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 819

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Políticas públicas e desenvolvimento social
Setor Departamento de Veterinária
Bolsa PROBIC/FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, FAPEMIG
Primeiro autor Rafânya Mareza Silva de Carvalho
Orientador PAULA DIAS BEVILACQUA
Outros membros Jéssica Martins de Miranda, Lorena Marinho Silva Aguiar, Natália Hosana Nunes Rocha
Título Formação e capacitação sobre gênero e direitos humanos no enfrentamento da violência contra a mulher: a utilização do vídeo enquanto instrumento mobilizador
Resumo O Projeto intitulado “Formação e Capacitação sobre Gênero e Direitos Humanos no Enfrentamento da Violência contra a Mulher” é vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero (NIEG) e promove atividades pedagógicas com estudantes nas escolas da rede pública do município de Viçosa-MG. O trabalho envolve a aplicação de oficinas mobilizando temáticas que transversalizam o conceito de gênero, sendo problematizados assuntos como patriarcado, tipos de violência, homofobia, relações étnico-raciais, atendimento às mulheres vítimas de violência, sexualidade, racismo, dentre outros.Por conseguinte, o projeto também prevê a produção de um vídeo pelos/as estudantes das escolas públicas, com o suporte necessário fornecido por acadêmicos/as do curso de comunicação social, que serão mediadores no processo de captura das imagens.A produção do vídeo faz parte de um instrumento pedagógico utilizado para potencializar a aprendizagem, tornando-a significativa.Utilizaremos enquanto perspectiva teórica conceitos base do campo da Antropologia, nos pautando no processo etnográfico de produção do conhecimento. Para tanto, nos valeremos dos recursos fornecidos pela confecção do diário de campo e da utilização da observação participante.O objetivo é instigar nos/as estudantes a percepção crítica do seu próprio cotidiano, produzindo narrativas características de seu espaço de convivência. Após a produção dos vídeos, pretende-se problematizar as questões levantadas, relacionando-as com o conhecimento adquirido no decorrer das oficinas. No que tange aos temas ligados à gênero, privilegia-se refletir acerca das relações de gênero procurando desmistificar os pressupostos apenas culturalistas e biológicos da construção dessas relações, partindo para uma análise complexificada da sociedade, evidenciando o caráter político dessa construção, bem como, dando visibilidade às relações de poder embutidas neste processo.Todavia, é conveniente que os/as acadêmicos/as envolvidos/as no projeto desenvolvam capacidades analíticas, a fim de entender como os/as estudantes das escolas públicas reproduzem os estereótipos veiculados na sociedade e na mídia durante a produção do vídeo.O objetivo é exercer uma ação pedagógica que instrumentalize mudanças de comportamento nos/as estudantes em direção ao respeito à diversidade. Nesse sentido, todo o trabalho vem sendo minuciosamente preparado para desconstruir sem moralizar, priorizando a troca de saberes entre senso-comum e conhecimento científico.
Palavras-chave ensino fundamental e médio, metodologias ativas, currículo oculto
Forma de apresentação..... Painel
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