Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 812

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Planejamento, gestão e avaliação
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa BIC-Júnior
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Mariana Paes Laureano
Orientador TAINA RODRIGUES GOMIDE
Outros membros DJAIR CESARIO DE ARAUJO, Osmailda da Fonseca Gomes, SIMONE MARTINS
Título Sentidos e implicações da gestão para os gestores universitários
Resumo Uma instituição, seja ela de ensino ou não, necessita de uma gestão, isto é, de pessoas prontas e dispostas a organizar todos os setores dessa ordem e distribuir as funções de cada setor para seus profissionais, portanto administrar. Esse administrador muitas vezes necessita de muita capacitação ao lidar com um setor de grande importância para o futuro de uma organização. No caso deste estudo relaciona-se a gestão universitária, aquela responsável pelas finanças, ordem e o futuro da instituição universitária. Nessa gestão os docentes são escolhidos para administrar e continuar a atuar em sua área. E muitas vezes esses docentes iniciam seu processo de gestão sem ter noção do que seria administrar uma instituição universitária encontrando assim diversas implicações. Baseando-se nessa escolha de gestores e em todo processo que implica na mudança de cargo e de área de atuação, foi onde se buscou como objetivo os sentidos e implicações que cada gestor encontra quando passa a administrar uma Universidade Federal. Utilizou-se da abordagem qualitativa e a historia oral na coleta de dados e na análise foi escolhida a análise de conteúdos. Como resultados se compreenderam a concepção do gestor na gestão universitária na vida de docente e de administrador. Em relação à implicação e sentido da gestão universitária na vida profissional e pessoal observou-se que o trabalho acadêmico praticado na docência fica defasado, pois não há tempo para os gestores se atualizarem. Como administrador os gestores se orgulham de ganharem mais conhecimento e de conhecer novas pessoas, além de ampliar toda sua função acadêmica, mesmo que não estando mais atualizado. Na vida pessoal o seu relacionamento com a família é comprometido, pois muitas vezes não se tem ao menos tempo para se dedicar ao lazer, aos cuidados da saúde e outros de intuito pessoal. Portanto pode se concluir que os gestores são sobrecarregados com funções administrativas e docência, uma vez que não há profissionais específicos para atuarem na administração superior de uma Universidade.
Palavras-chave Gestão, Gestão universitária, Administrar
Forma de apresentação..... Painel
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