Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 807

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação, infância e família
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor vanilda de paiva bastos
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Kamilla Botelho de Oliveira
Título Descobrindo a UFV- um encontro da educação infantil com o ensino superior
Resumo O projeto Descobrindo a UFV: um encontro da Educação Infantil com o ensino superior, foi desenvolvido pelas crianças da sala 3 (3 a 4 anos), do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI) da UFV. O laboratório é suporte para aulas práticas para diversos cursos de graduação da Universidade. Desta forma, as crianças do LDI vivenciam um ambiente de formação em nível superior. O grande interesse pela instituição ficou explicito em diversas situações. Durante os passeios as crianças comentam sobre os locais de trabalho dos pais, o supermercado, a sala de aula da mãe, o banco onde tira o dinheiro, etc. Essas crianças diariamente estão rodeadas por estagiários(as) de diversos cursos e isso faz parte do cotidiano da instituição. Ficou clara a necessidade de levar informações sobre este importante local, onde elas, assim como seus pais, passam a maior parte de seu tempo. Este trabalho poderia sanar a curiosidade das crianças a respeito de quem são os(as) estagiários(as) que visitam suas salas e porque estão neste ambiente observando-as e questionando-as. O objetivo geral foi conhecer a UFV e suas especificidades através de atividades lúdicas. Especificamente pretendíamos apresentar a instituição, alguns cursos e serviços; estimular o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos e em todas as linguagens; promover o envolvimento das famílias no trabalho de pesquisa. As crianças adentraram no ambiente universitário pesquisando sobre a história da UFV, que profissionais se formam, que serviços são oferecidos, quem são os profissionais que trabalham aqui, etc. A metodologia se apoiou em contos, histórias, fábulas, canções, produções artísticas, corporais, cênicas, excursões para diferentes órgãos da UFV e as famílias construíram um informativo sobre a instituição, além de apresentar seu local de trabalho às crianças. Elas visitaram diversos Departamentos como: Educação Física, Enfermagem, Nutrição, Letras e Solos. Conheceram também as instalações da TV Viçosa, a Tutoria, o Supermercado Escola, a Biblioteca Central e o Projeto Ciências em Ação. Conheceram profissionais formadas em Educação Infantil, que desenvolveram diversas atividades, levando informações que ajudaram a esclarecer o porquê de tantas estudantes neste espaço. As crianças fizeram uma visita à reitoria, onde tiveram a oportunidade de conhecer a Reitora professora Nilda, entregar um quadro pintado por elas para a UFV e logo depois seguiram para um almoço no Restaurante Universitário. Pesquisar sobre esta instituição foi fundamental para conhecê-la melhor e compreender o cotidiano da mesma, incluindo as atividades desenvolvidas no LDI. Um projeto trabalhado de forma lúdica possibilita uma aprendizagem muito mais significativa, e considera as crianças como parte de nossa sociedade. Além disso, permitiu que nós, professoras, pudéssemos vivenciar uma experiência ímpar que em muito contribuiu para nossa formação continuada e para desenvolver uma metodologia de ensino para a educação infantil.
Palavras-chave Lúdico, desenvolvimento, participação.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.