Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 806

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ensino na saúde
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Tamiris Cota Vianna
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Glauce Dias da Costa
Título Percepção de estudantes de enfermagem sobre a influência da construção do portfólio coletivo na sua formação profissional.
Resumo INTRODUCÃO: o portfólio enquanto metodologia ativa tem o potencial de colocar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o corresponsável pelo processo de conhecimento. É uma ferramenta útil ao estimulo à aprendizagem ativa, critica e reflexiva por meio da práxis transformadora – o aprender fazendo. Fomenta a curiosidade do educando, sua inquietude e linguagem, incentivando a liberdade e a busca de identidade no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: investigar a percepção dos estudantes com relação à contribuição da construção do portfólio coletivo para sua formação profissional. METODOLOGIA: pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturados que foram gravadas e transcritas. Os sujeitos do estudo foram 25 estudantes de enfermagem da UFV que cursaram a disciplina NUT 364 - Politicas de Saúde nos anos de 2010 e 2012. Os dados foram analisados por meio da Analise do Conteúdo. Este trabalho é parte integrante da pesquisa intitulada “Avaliação e validação do portfólio coletivo critico-reflexivo como método de ensino aprendizagem e avaliação no âmbito da formação por competências”. RESULTADOS: quando questionados se a construção do portfólio ajudou na sua formação profissional, 24(96%) dos entrevistados responderam que sim e apenas 1(4%) disse não, este único entrevistado alegou não ter aproveitado a construção do portfólio por falta de foco. Entre os que consideraram o processo de construção do portfólio importante para a sua formação profissional, as contribuições mais mencionadas foram: compreensão sobre Políticas de Saúde devido à necessidade de pesquisar sobre os conteúdos para a construção do portfólio, os estudantes consideram fundamental para o enfermeiro conhecer o sistema de saúde onde estão inseridos para nortear as ações de enfermagem. O pensamento critico-reflexivo foi trabalhado ao associar o conteúdo teórico com a prática acadêmica vivenciada, propiciando um olhar critico sobre a realidade local encontrada, refletindo com o que é preconizado, tornando-os atentos a não repetir erros percebidos no campo prático. O trabalho em equipe foi estimulado devido à construção do portfólio ser coletiva e exigir encontros, discussões e consenso, contribuindo para a formação do enfermeiro para a atuação em equipe ajudando na mediação dos conflitos relacionados à convivência inerentes ao trabalho em grupo. Além disto, os estudantes consideraram que o portfólio estimulou a criatividade o que será útil na vida profissional para lidar com as adversidades do mundo do trabalho. CONCLUSÕES: pode-se inferir que a aquisição das competências - pensamento crítico-reflexivo, empoderamento sobre as políticas de saúde, trabalho em equipe e criatividade - foram estimuladas pela construção do portfólio, e são essenciais para o trabalho do enfermeiro que deve ser critico e reflexivo na busca de soluções criativas, embasadas teoricamente para a superação de dificuldades vivenciadas na prática.
Palavras-chave portfólio, ensino, saúde
Forma de apresentação..... Painel
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