Resumo |
INTRODUCÃO: o portfólio enquanto metodologia ativa tem o potencial de colocar o estudante no centro do processo de ensino-aprendizagem, tornando-o corresponsável pelo processo de conhecimento. É uma ferramenta útil ao estimulo à aprendizagem ativa, critica e reflexiva por meio da práxis transformadora – o aprender fazendo. Fomenta a curiosidade do educando, sua inquietude e linguagem, incentivando a liberdade e a busca de identidade no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: investigar a percepção dos estudantes com relação à contribuição da construção do portfólio coletivo para sua formação profissional. METODOLOGIA: pesquisa qualitativa, cuja coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturados que foram gravadas e transcritas. Os sujeitos do estudo foram 25 estudantes de enfermagem da UFV que cursaram a disciplina NUT 364 - Politicas de Saúde nos anos de 2010 e 2012. Os dados foram analisados por meio da Analise do Conteúdo. Este trabalho é parte integrante da pesquisa intitulada “Avaliação e validação do portfólio coletivo critico-reflexivo como método de ensino aprendizagem e avaliação no âmbito da formação por competências”. RESULTADOS: quando questionados se a construção do portfólio ajudou na sua formação profissional, 24(96%) dos entrevistados responderam que sim e apenas 1(4%) disse não, este único entrevistado alegou não ter aproveitado a construção do portfólio por falta de foco. Entre os que consideraram o processo de construção do portfólio importante para a sua formação profissional, as contribuições mais mencionadas foram: compreensão sobre Políticas de Saúde devido à necessidade de pesquisar sobre os conteúdos para a construção do portfólio, os estudantes consideram fundamental para o enfermeiro conhecer o sistema de saúde onde estão inseridos para nortear as ações de enfermagem. O pensamento critico-reflexivo foi trabalhado ao associar o conteúdo teórico com a prática acadêmica vivenciada, propiciando um olhar critico sobre a realidade local encontrada, refletindo com o que é preconizado, tornando-os atentos a não repetir erros percebidos no campo prático. O trabalho em equipe foi estimulado devido à construção do portfólio ser coletiva e exigir encontros, discussões e consenso, contribuindo para a formação do enfermeiro para a atuação em equipe ajudando na mediação dos conflitos relacionados à convivência inerentes ao trabalho em grupo. Além disto, os estudantes consideraram que o portfólio estimulou a criatividade o que será útil na vida profissional para lidar com as adversidades do mundo do trabalho. CONCLUSÕES: pode-se inferir que a aquisição das competências - pensamento crítico-reflexivo, empoderamento sobre as políticas de saúde, trabalho em equipe e criatividade - foram estimuladas pela construção do portfólio, e são essenciais para o trabalho do enfermeiro que deve ser critico e reflexivo na busca de soluções criativas, embasadas teoricamente para a superação de dificuldades vivenciadas na prática. |