Resumo |
Introdução: O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar da população. É importante dizer que a realização do projeto é uma parceria entre Universidades, Prefeituras Municipais e Forças Armadas, esta última concede suporte logístico e segurança na operação. A Operação Forte do Presépio ocorreu no período de 6 a 22 de julho de 2013, no Pará e no Maranhão. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi selecionada para compor o conjunto B, responsável por atividades de Meio Ambiente, Trabalho, Comunicação, Tecnologia e Produção. Durante o processo seletivo interno foram selecionados oito alunos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Ambiental, Ciências Sociais, Biologia, Cooperativismo, História, Agronegócio e Pedagogia. Sob a coordenação da professora do Departamento de História e apoio da professora do Departamento de Educação. Objetivos: Relatar parte da experiência das atividades interdisciplinares ocorridas durante a Operação Forte do Presépio, Conjunto B, na cidade de Garrafão do Norte, Estado do Pará. Descrição das principais ações: Durante a operação foram realizadas ações interdisciplinares em conjunto com a população local e grupos organizados como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação das Mulheres Empreendedoras, professoras da rede básica e funcionários da limpeza urbana da cidade. Foram ofertados cursos de capacitação nas áreas de saúde e meio ambiente; cooperativismo; geração de renda e trabalho; artesanato; cidadania; Código Florestal; reaproveitamento de lixo reciclável; produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado; atividades lúdicas e de educação ambiental com crianças, utilizando-se das praças, escolas e salões da cidade. O curso ofertado aos profissionais da limpeza urbana foi um exemplo real de uma parceria entre Engenharia Ambiental, Ciências Sociais e Enfermagem, pois ele resultou em atividades de reconhecimento social, estímulo à autoestima profissional, cuidados na manipulação do lixo, informações sobre doenças infecto-contagiosas e discussão sobre organização durante o processo de recolhimento do lixo. Resultados gerais alcançados: A população em geral, principalmente em seus grupos organizados, foi capacitada para ser multiplicadora de conhecimento em seus ambientes de trabalho, lazer, convívio social e familiar. Dessa forma, é possível observar que as informações repassadas durante os mini cursos foram ampliadas para o restante da população. Conclusões: A interdisciplinaridade pode ser definida como um ponto de cruzamento entre atividades (disciplinares e interdisciplinares) com lógicas diferentes e pode ser entendida como uma condição fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade contemporânea. Com efeito, ela configurou no Projeto Rondon um caminho fundamental para que as atividades oferecidas fossem o mais completas e eficientes possível. |