Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 803

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação e formação universitária
Setor Divisão de Extensão
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Pamela Brustolini Oliveira Rena
Orientador PRISCILA RIBEIRO DORELLA
Outros membros Angélica Martins da Silva, Eduarda Oliveira Reis, Fernando Fadel, Hanah Aridi Moura, MARIA DAS GRACAS SOARES FLORESTA, Paulo Henrique Cotta Quintão, Rodrigo Campos Cardoso
Título Projeto Rondon 2013: vivência de um trabalho interdisciplinar em Garrafão do Norte – Pará.
Resumo Introdução: O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar da população. É importante dizer que a realização do projeto é uma parceria entre Universidades, Prefeituras Municipais e Forças Armadas, esta última concede suporte logístico e segurança na operação. A Operação Forte do Presépio ocorreu no período de 6 a 22 de julho de 2013, no Pará e no Maranhão. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi selecionada para compor o conjunto B, responsável por atividades de Meio Ambiente, Trabalho, Comunicação, Tecnologia e Produção. Durante o processo seletivo interno foram selecionados oito alunos dos cursos de Enfermagem, Engenharia Ambiental, Ciências Sociais, Biologia, Cooperativismo, História, Agronegócio e Pedagogia. Sob a coordenação da professora do Departamento de História e apoio da professora do Departamento de Educação. Objetivos: Relatar parte da experiência das atividades interdisciplinares ocorridas durante a Operação Forte do Presépio, Conjunto B, na cidade de Garrafão do Norte, Estado do Pará. Descrição das principais ações: Durante a operação foram realizadas ações interdisciplinares em conjunto com a população local e grupos organizados como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação das Mulheres Empreendedoras, professoras da rede básica e funcionários da limpeza urbana da cidade. Foram ofertados cursos de capacitação nas áreas de saúde e meio ambiente; cooperativismo; geração de renda e trabalho; artesanato; cidadania; Código Florestal; reaproveitamento de lixo reciclável; produção de sabão a partir de óleo de cozinha usado; atividades lúdicas e de educação ambiental com crianças, utilizando-se das praças, escolas e salões da cidade. O curso ofertado aos profissionais da limpeza urbana foi um exemplo real de uma parceria entre Engenharia Ambiental, Ciências Sociais e Enfermagem, pois ele resultou em atividades de reconhecimento social, estímulo à autoestima profissional, cuidados na manipulação do lixo, informações sobre doenças infecto-contagiosas e discussão sobre organização durante o processo de recolhimento do lixo. Resultados gerais alcançados: A população em geral, principalmente em seus grupos organizados, foi capacitada para ser multiplicadora de conhecimento em seus ambientes de trabalho, lazer, convívio social e familiar. Dessa forma, é possível observar que as informações repassadas durante os mini cursos foram ampliadas para o restante da população. Conclusões: A interdisciplinaridade pode ser definida como um ponto de cruzamento entre atividades (disciplinares e interdisciplinares) com lógicas diferentes e pode ser entendida como uma condição fundamental do ensino e da pesquisa na sociedade contemporânea. Com efeito, ela configurou no Projeto Rondon um caminho fundamental para que as atividades oferecidas fossem o mais completas e eficientes possível.
Palavras-chave Projeto Rondon, Interdisciplinaridade, Universidade
Forma de apresentação..... Painel
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