Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 802

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Formação de professores/educadores
Setor Divisão de Extensão
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor João Marcos Ferreira de Paiva
Orientador CLAUDIA ELIZA PATROCINIO DE OLIVEIRA
Outros membros Beatriz Ribeiro Machado, Camila Santana Domingos, Daniel Netto de Aquino, Jaqueline Salgado Lopes, Julimara de Souza Costa Oliveira, Lilian de Oliveira Silva, OSVALDO COSTA MOREIRA, Raynan Augusto Nunes
Título Rondon e educação: um relato de experiência da semana do educador em Capitão Gervásio de Oliveira, PI
Resumo O presente trabalho pretende fazer um relato de experiência acerca da semana do educador realisada durante a operação Canudos, do projeto Rondon em janeiro de 2013. O projeto Rondon é uma iniciativa do Ministério da Defesa, em parceria com as Universidades e prefeituras das cidades, e se resume a um grupo de oito estudantes e dois professores com experiência em extensão universitária que se mudam por um período aproximado de duas semanas ,para uma cidade de realidade social diferente da sua, para trabalharem nas mais diferentes áreas. Durante essas duas semanas as equipes recebem treinamento na base militar, no caso da minha equipe foi no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado em Petrolina, e depois fomos enviados para a cidade de Capitão Gervásio Oliveira no Piauí. As atividades desenvolvidas na cidade são fruto da visita precursora, realizada pela coordenadora da equipe, onde a mesma colhe informações e dados afim montar o cronograma de atividades. Com base nesses dados é elaborada uma proposta de oficinas que devem ser desenvolvidas pelos “rondonistas”. Após a chegada à cidade destino, ainda temos uma conversa com o publico alvo das oficinas, a fim de afinar ainda mais o nosso trabalho. A semana do educador foi então um conjunto de oficinas desenvolvidas pela equipe, destinada a professores e gestores que atuam no fundamental I e II e no ensino médio. A principal demanda deles eram de oficinas que os auxiliassem no trabalho com crianças com necessidades educacionais especiais, legislação de ensino (documentos oficiais como: pcn’s, LDB e etc), PPP (Plano Político Pedagógico) e desenvolvimento motor e cognitivo . Em um plano geral a semana do educador chegou a sua versão final com uma oficina de desenvolvimento motor, uma palestra motivacional, três oficinas para criança com necessidade educacional especial: uma sobre deficiência física e cognitiva, uma sobre TDAH (Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade) e dislexia e uma sobre LIBRAS e educação de surdos, uma oficina sobre LDB e PCN e uma palestra sobre PPP. A experiência da semana do educador foi extremamente rica. O ponto que mais me chamou atenção durante a realização das oficinas e que muitas vezes não basta ter as ferramentas é preciso saber usa-las. Inserido no contexto educacional brasileiro, o município apresentava problemas que são comuns a educação pública do pais como evasão escolar, baixo rendimento, escassez de materiais e recursos e baixa remuneração dos professores e enfrenta problemas locais como a falta de água. Ao final das oficinas nos foi possível concluir que apesar dos problemas graves, os professores tinham uma boa preparação, conheciam os documentos oficias e as legislações, tinham vontade e tentavam fazer a sua parte, mas era perceptível a falta de estimulo, o cansaço. A desmotivação era o principal déficit do corpo docente do município.
Palavras-chave educação, rondon, formação de professores
Forma de apresentação..... Painel
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