Resumo |
Inserido dentro da temática dos direitos humanos, o presente projeto faz parte do Programa Interdisciplinar de Estudos para a Inclusão Social, na qual o padrão de consumo alimentar e seus fatores assumem importância fundamental, uma vez que são as famílias pobres aquelas que despendem proporcionalmente mais recursos com alimentação; sendo, portanto, mais vulneráveis às mudanças nos preços dos alimentos (TEIXEIRA, 2005). Segundo os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008/2009, a despesa média com alimentação correspondeu a 16,1% dos gastos totais das unidades familiares. Considerando as famílias pobres, com renda de até 2,0 salários mínimos (20% das famílias brasileiras), os gastos com alimentação foram equivalentes a 27,8% das despesas totais (IBGE, 2011). Essa realidade, em Viçosa/MG, também foi confirmada por Rodrigues et al (2007), onde os gastos com alimentos representam uma parcela significativa dos orçamentos familiares, da ordem de 24,32%. Nesse contexto, reconhecendo que as decisões são constantes no cotidiano da vida, o projeto teve como fundamentação teórica o processo de decisão de compra e seus fatores intervenientes. Para tanto, considerou-se necessário delimitar alguns conceitos, como: dados, informação e conhecimento. Considerando que na chamada Sociedade da Informação, o conhecimento é um elemento estratégico no processo decisório e, por sua vez, uma força motora do desenvolvimento e inclusão social, o projeto em questão buscou desenvolver um programa para armazenamento e análise de dados sobre o comportamento dos preços praticados em estabelecimentos locais, com respeito a cesta básica alimentar. Para tanto, foi realizada uma coleta mensal sobre os menores preços praticados nos principais supermercados e hortifrutigranjeiros de Viçosa/MG sobre itens de a cesta básica alimentar. Foi pesquisado o comportamento de preços de 54 itens alimentícios em 7 supermercados do comercio local (Amantino, Viçosense, Vilela, Modelo, Marota, Bahamas e Supermercado Escola) e 5 hortifrutigranjeiros (Merco Paulo, Ducampo, Santa Rita, Sacolão Center e Feira), visando orientar o processo decisório alimentar e contribuir para a adequação do orçamento familiar. No ano de 2013, observou-se um comportamento de preços oscilante dos alimentos básicos, com queda no mês de Janeiro, aumento de Fevereiro a Maio e redução em Junho, exigindo maior atenção do consumidor com respeito às diferenças de preços registradas entre estabelecimentos. Conclui-se que as ações do projeto contribuem para tornar os indivíduos/famílias proativos, no sentido de refletir sobre suas ações na vida cotidiana, como é o caso de decisão de compra de alimentos, de grande peso nas despesas familiares, principalmente da população de baixa renda. Além disso, proporciona espaço para uma experiência concreta sobre o comportamento decisório dos consumidores, permitindo integração entre ensino e extensão, com possibilidades de ações de pesquisa na temática em questão. |