Resumo |
A utilização de recursos didáticos, como jogos, quebra-cabeças, modelos manipuláveis, entre outros, sao valiosos porque tornam alunos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e não objetos, receptáculos dos ensinamentos transmitidos pelo professor. A prática em laboratório é muito efetiva no aprendizado das Ciências da Natureza, tanto na físico-química quanto na biologia: através desse recurso, os estudantes entram em contato com o material de estudo, e acabam internalizando melhor o conteúdo aprendido em sala de aula. Alguns equipamentos facilitam enormemente a criação de tais praticas, e os Sensores Vernier são um exemplo. Tal empresa produz sensores capazes de medir as taxas de dióxido de carbono (CO2), gás oxigênio (O2), temperatura, pressão de gás, entre muitos outros, que são extremamente úteis na analisa de dados em experiências laboratoriais. Esse projeto consiste em utilizar tais sensores para desenvolver algumas atividades práticas, para estudantes do Ensino Médio, no aprendizado de biologia, tais como: determinar a taxa de fotossíntese em plantas ou a taxa de respiração em feijões (e a diferença entre os que estão germinando, os que não estão e como a temperatura ambiente interfere nesse processo), por exemplo. Através do uso dos sensores e do programa Logger Pro, é possível fazer gráficos que mostrem a variação da concentração de CO2 em função do tempo, o que foi utilizado para mensurar a taxa de respiração de feijões, para assim foi demonstrar que a respiração ocorre em vários organismos, não só nos animais, bem como foi possivel demonstrar o efeito da temperatura na taxa de respiração. Desta forma, varias outras experiências podem ser feitas para que os estudantes notem por si mesmos a veracidade e a aplicação dos conceitos explicados nas aulas teóricas. Tais materiais didáticos alternativos podem ser elos forjadores da ligação entre as palavras e a realidade concreta. Sua principal função é auxiliar o aluno a executar procedimentos, analisar os resultados e concluir sobre um tema, possibilitando o desenvolvimento de sua capacidade de estabelecer analogias. É aproximando o aluno da realidade que se contribui para sua aprendizagem. |