Ciência, saúde e esporte: conhecimento e acessibilidade

21 a 26 de outubro de 2013

Trabalho 78

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia e desenvolvimento
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Raphael de Castro Ferreira
Orientador ALEXANDRE BRAGANCA COELHO
Título Demanda habitacional potencial no municipio de Viçosa-MG
Resumo O mercado habitacional é um setor-chave na economia brasileira, pois, além de gerar renda e emprego, tem grande importância social. Estudos anteriores mostram que hoje, no Brasil, existe um grande número de famílias que se encontram dentro da definição de déficit habitacional. Além do déficit, existem outros fatores que contribuem para a demanda por habitação no país, sendo a estrutura etária da população um dos principais. Segundo dados do IBGE, o número de adultos e idosos em relação ao de jovens vem crescendo, provocando consequências na configuração das necessidades habitacionais. O processo de transição de um jovem para a vida adulta envolve a saída da escola, o ingresso no mercado de trabalho e a formação de um novo arranjo domiciliar, em virtude de casamento ou de sua independência financeira.
Além do envelhecimento populacional, a cidade de Viçosa apresenta um déficit considerável do número de moradias. No estudo realizado pela Fundação João Pinheiro (2005), com levantamento de dados da PNAD e do IBGE do ano 2000, o município apresentava um déficit habitacional de 1.583 unidades de habitação, que representavam 9,21% do total de moradias.
Portanto, considerando os crescentes valores do déficit habitacional, juntamente com a transformação demográfica do Brasil, nota-se que a compreensão da demanda habitacional potencial é de elevada importância para o Brasil, seus estados e também os municípios que os compõem. Diante desse quadro, é de extrema importância realizar um estudo acerca da demanda habitacional no município de Viçosa. Assim, políticas habitacionais e urbanas podem ser elaboradas para atender a crescente demanda por moradia nesta cidade.
Desta forma, este estudo procura analisar a situação habitacional no município de Viçosa-MG, através da metodologia desenvolvida pela CAIXA (2011), analisando a demanda habitacional por meio de dois conceitos: A Demanda Habitacional Demográfica, que se refere à formação de um novo arranjo domiciliar em consequência da dinâmica demográfica e social e a Demanda Habitacional Domiciliar, que é a quantidade de moradias inadequadas, ou seja, as moradias precárias que precisam ser substituídas por não oferecerem condições de habitação e segurança.
Palavras-chave Habitação, Demanda habitacional, Viçosa
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.