Resumo |
O início da atividade sexual entre os adolescentes brasileiros tem ocorrido cada vez mais precocemente, o que vem contribuíndo para o aumento de jovens portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e também de casos de gravidez não planejada (LEVANDOWSKI e SCHIMIDT, 2010). Estudos realizados no Brasil e no exterior têm indicado que a educação sexual promovida pela família e/ou pela escola contribui para postergar a iniciação sexual dos adolescentes, bem como para aumentar a taxa de utilização de métodos contraceptivos na primeira relação sexual, diminuindo, dessa forma a ocorrência de uma gestação não desejada e incidência das doenças sexualmentre transmissíveis (DSTs). Sugere-se assim que a Educação Sexual possa ser efetiva na redução de comportamentos de risco na prática sexual entre os adolescentes. No intuito de garantir o acesso à informação adequada e focada na prevenção realizou-se uma série de atividades educativas no âmbito sexual em uma escola estadual do município de Viçosa-MG com alunos do sétimo ao nono ano do ensino fundamental. Esta intervenção faz parte do conjunto de ações desenvolvidas pelo Programa Ciência em Ação – Projeto Viva a Vida, financiado pelo MEC, sob apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Viçosa. As atividades constaram de duas palestras com duração de três horas no total. Na primeira palestra, com duração de 2 horas, abordou-se a temática relativa à puberdade e a entrada na adolescência, sendo abordado o surgimento dos caracteres sexuais secundários, o desenvolvimento global do indivíduo, o processo da primeira menstruação e da primeira ejaculação, como ocorre a fecundação e o desenvolvimento fetal, aborto e os principais métodos contraceptivos. Na segunda palestra, com duração de 1 hora a temática desenvolvida foi sobre DSTs, destacando-se a importância do uso do preservativo para a prevenção. As palestras foram realizadas nos meses de maio e junho de 2013, utilizando-se o programa PowerPoint e o projetor multimídia. Para enriquecer as apresentações foram utilizados diversos recursos de mídia como fotografias, vídeos e músicas. Participaram destas atividades, 144 alunos, com idade variando entre 10 e 17 anos, sendo 74 do sexo masculino e 70 do sexo feminino. Ao final foi desenvolvida uma atividade avaliativa com os estudantes abordando os assuntos trabalhados nas palestras. A nota média dos alunos nessa atividade avaliativa foi de 74,8%, sugerindo que houve razoável assimilação do conteúdo ministrado. |